segunda-feira, 25 de junho de 2012

83ª Corrida de São João (24-06-2012)

Olá amigos!!!

Neste domingo participei da 83ª Corrida de São João na cidade de Votorantim-SP. Gostaria de obter mais informações sobre a prova que, segundo os organizadores, é a segunda mais antiga do Brasil. Logicamente, se a prova conta com uma edição por ano, sempre em comemoração ao dia de São João, ela só não seria mais antiga que a São Silvestre que ocorre em São Paulo e que se encaminha para 88ª edição. Se alguém tiver maiores informações acerca da prova deixe seu comentário por aqui. Vamos lá...


Como é legal conhecer e correr em novos lugares. Eu e os amigos tínhamos a opção de correr em Piracicaba neste domingo, mas optamos por Votorantim justamente porque nunca havíamos dado o ar da graça pra esses lados...rs. Saímos de Araras (eu, Cesinha, Maik e Murilo) por volta das 5h e por volta das 7h já estávamos chegando no local da largada. Nenhum contratempo durante o caminho...rs!!! O local contava com estacionamento para o pessoal da corrida, gratuito como tem que ser, e já estava quase todo preparado para a largada, prevista para ocorrer às 8:30h. Saímos do estacionamento que ficava ao lado da largada e fomos buscar nossos kits. TODAS as provas deveriam contar com a opção de retirada do kit no dia do evento, pois facilita e muito a vida de quem vem de outras cidades. No kit, além do chip e do número de peito, uma camiseta e um squeeze.

Só nego tonto...rs!!!
A medalha
O percurso.
O percurso da prova de 8km era todo realizado na Avenida 31 de Março e somente minutos antes da largada descobrimos que precisariam ser realizadas duas voltas. O trajeto não era muito difícil, especialmente em comparação com as últimas provas que participei. A ideia era fazer abaixo de 40'. Logo na largada, o trecho mais complicado da prova, uma forte subida de aproximadamente 400m. Subíamos por ela e já começávamos a descer para cruzar o outro lado da avenida em subida. Acabando esta, já estávamos com 1km de prova e voltávamos a descer. Aqui um trecho plano bem legal de se correr até o km 2. Elevações e declives bem tranquilos enquanto cruzamos a avenida novamente e nos direcionávamos ao 3º km. Daqui pra frente um trecho plano até passarmos na lateral do pórtico por volta do km 4 e fazer tudo de novo...rs. Corri a prova inteira junto do Murilo que deu um sprint nos 100m finais para cruzar a linha de chegada. Cheguei uns dois segundos depois para fechar com 39' 24". Chegamos e já fomos buscar a máquina para fotografar a chegada do Maik. Até tentamos acompanhar o ritmo do Cesinha, mas o cara mesmo tendo feito uma maratona no domingo anterior sobrou na prova e chegou na nossa frente com folga. Foi legal!!!

Maik chegando.
Só chassi de grilo...rs. Murilo, Cesinha, eu e Maik.
Maik, eu, Fredson Costa, Murilo e Cesinha.
Com fome...Murilo, Cesinha e Maik.

 Após a chegada fomos retirar a medalha e o kit pós-prova, composto de um isotônico, duas bananas e uma maçã. A inscrição da prova custou R$ 35,00. A camiseta e a medalha poderiam ter sido melhores, mas valeu pelo ineditismo que a prova teve para mim e a presença dos amigos. A hidratação durante a prova estava ok. Achei que faltaram banheiros, pois químicos não haviam e o banheiro disponível era bem pequeno  para comportar o número de corredores. Tiramos algumas fotos, inclusive com o bicampeão da Maratona da Disney, Fredson Costa, e pé na estrada...rs!!!
Teve bão!!!

15 comentários:

  1. Parabéns pela prova e pelo tempo. Meu carinho.

    ResponderExcluir
  2. Grande Alan !!!

    Parabéns pela prova !!!
    É sempre bom correr com a galera

    Forte Abraço

    Léo

    www.pisandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Léo,

      com certeza, correr com os amigos é oq mais conta. Obrigado pela força.

      Abraço.

      Excluir
  3. Estacionamento, kits no dia da prova, inscrição por R$ 35,00, muito bom.
    Mas a questão dos banheiros deixou muito a desejar.
    No último fim de semana tb participei de uma corrida que contava com poucos banheiros químicos (só 1 feminino). Detalhe: inscrição por 50 reais.
    Mas não chegou a comprometer tanto, porque o número de incritos foi a metade da edição anterior, que deixou muito a desejar, oferecendo banana podre após a linha de chegada.
    Isso mostra q corredores não estão tolerando mais o desleixo de certos organozadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Daniel,

      estacionamento deveria ser sempre gratuito, já que as inscrições não estão baratas. A entrega dos kits no dia da prova facilita e muito...entendo que um evento de maior porte essa entrega fica mais complicada, mas poderia ser pensada para corredores de outras cidades. Já comentei lá no seu blog...pouco banheiro é complicado e por 50 conto pior ainda. No geral foi bem legal.

      Grande abraço.

      Excluir
  4. Essa eu não conhecia, Alan. Pelo visto, ganha até da Volta da Penha em "veiêra". Aqui na região temos a 9 de Julho, que também é antigona e ainda não aprendeu nada, hehehe...

    Parabéns pela participação e resultado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Fábio, blz?

      Pois é, acabei optando por esta pelo ineditismo pra mim e por ser uma prova bem antiga. Não sei muito sobre a prova...dei uma procurada na net, mas não achei nenhuma informação sobre as primeiras edições. Esse ano tô querendo ir na Volta da Penha tbm. A organização ruim de algumas provas fazem parte da "tradição"...rs.

      Grande abraço.

      Excluir
  5. Bom dia, Alan!

    Ontem não deu para visitar o blog porque tava com problemas na internet e até foi difícil postar minhas fotos do Paraná. Mas aqui estou pra te dar um abraço.

    Parabéns pelos teus 00:39:24! Cumpriu o que planejou!

    Tá explicado porque vocês não foram pra Piracicaba! Realmente é uma prova que talvez eu tivesse feito se não tivesse outra opção maior. Mas como no caso tinha, vou deixar pra 2013.

    A medalha até que é bonita e pelo jeito, pesada. Melhor que muita medalha chinfrim que tenho visto por aí! Já a camiseta se vier bonita é lucro!

    Mas acho que se morasse em Araras eu teria ido pra Piracicaba.

    Eu já sabia que a prova iria ser na avenida principal da cidade, e quanto ao número de edições só posso afirmar que li numa Contra Relógio do ano passado que seria a 2.a mais antiga, mas seria preciso consultar os arquivos históricos pra saber melhor.

    Gostaria de saber do Daniel X, no comentário acima, que prova que ele fez. Essas coisas mal organizadas precisam ter o DNA posto em pauta!

    Cara, tamo indo pra RP!!! Chego sábado lá! mando pelo face o meu núm. cel. e entre em contato quando chegar lá se precisar de alguma coisa, algum apoio.

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Carlos, por agora boa tarde...rs!!!

      Fomos pra Votorantim, mais pra correr em uma nova cidade que ainda não tínhamos estado. Mas essa é uma prova pra falar que correu, botar no currículo e pronto...rs. Digo isso pq é uma prova pequena, realizada num vai e vem por uma avenida e ainda por cima tendo que realizar duas voltas. Mas é uma prova bem organizada. A medalha parece pesada, mas não é não...é até bem pequena, mas ficou bonitinha...rs. Essa de Piracicaba fica para o ano que vem...rs. A prova que o Daniel Xavier correu é a Corrida da Policia Militar de Minas Gerais/2ª Corrida Alferes Tiradentes ...dá uma passadinha no blog dele:

      http://reviewrun.blogspot.com.br/

      Domingão tem RP...vamo que vamo. Será minha primeira prova na cidade. Obrigado pelas palavras e pela visita. Nos vemos domingo.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Corrida da PMMG:

      2012 http://reviewrun.blogspot.com/2012/06/corrida-da-policia-militar-de-minas.html


      2011 http://reviewrun.blogspot.com/2011/06/corrida-da-policia-militar-de-minas.html

      Excluir
  6. Parabéns Alan. Tbém preciso conhecer essa prova.
    Mas sempre me acomodo e fico na mais perto de casa...rs.

    5 X 8 = 40...VC fez em 39' 24". Correu muito. Parabéns.
    Encontrei com o pessol da AAA e tiramos umas fotos.
    A corrida em Araras 05/08 já está no calendário.
    E tbém tem outra corridinha aqui em Pira dia 29/07.

    abraços
    Osmir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Osmir.

      Foi legal correr em um novo lugar. Realmente, com corrida em Piracicaba não compensa viajar pra correr...rs. O tempo foi dentro do previsto e deu pra manter durante a prova. Vê se em agosto vc aparece por aqui pra correr essa. Dia 29/07 irei correr em Sarapuí..rs. A corrida em Sumaré, neste final de semana, terá participação em peso do Sayão F.C....não irei pois estarei correndo a Meia de Ribeirão. Bons treinos aí Osmir.

      Grande abraço.

      Excluir
  7. Legal essa corrida hein Alan, parabéns! Essa semana tava com uma gripe braba e nem treinar eu consegui. Minha próxima corrida é em Sumaré, dia 22, de graça! E dia 29 aqui em Pira.

    Abração e v6e se aparece!

    Paulo
    www.correcoracao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ola amigo estou divulgando esse site sobre corrida, muito interessante aos amantes da corrida, vale a pena ver
    http://sobrecorrida.com.br/saude-do-atleta/exercicios-funcionais/treino-de-forca-em-circuito/

    ResponderExcluir