segunda-feira, 4 de junho de 2012

7ª Corrida UNICEP (03-06-2012)

Olá amigos!!!

É ... a coisa foi feia neste domingo, mais do que eu esperava. Mesmo alertado pelo amigo Carlos Yugi Shibuya da dureza da prova fui a São Carlos sem me preocupar muito com a mesma. No entanto, o decorrer dos kms provou-me o contrário. A prova, com largada prevista para às 09h, contava com a opção de 15k e 5k para a corrida e 3k para a caminhada. Na sua 7ª edição, a organização buscou apagar a imagem negativa deixada no ano anterior, quando os staffs indicaram o caminho errado para os corredores, inclusive os da elite, que marcam presença na prova atraidos pela premiação ofertada.


 
Como muitos amigos sabem, meu foco nesse primeiro semestre foi a preparação para duas Maratonas: a da Linha Verde em BH e a de São Paulo. Só, que após a minha participação em BH, minha disposição para o treino caiu consideravelmente. Busquei assim, mesclar atividades, somando à corrida a musculação e a natação, mas a disposição para os longões não voltou e ao contrário diminuiu. Passei ainda, como vocês são testemunhas, a participar de provas com distâncias menores todo o final de semana. Portanto: "pela união dos seus poderes"... rs!!!


O percurso
 
O percurso é realmente pesado. Quem foi para os 15k teve que enfrentar três subidas "intensas". Minha intenção era fazer no ritmo de 5'/km, portanto completar a prova em 1h e 15', mas logo no km 5 vi que esta previsão ia por água abaixo. A largada ocorre em frente à UNICEP, em uma avenida plana na qual permanecemos ao longo do primeiro km. Em seguida uma curva à direita nos encaminha para o segundo km e para um longo trecho de descida. Dei aquela respirada e pensava na volta, já que teríamos que subir tudo aquilo, só que pelo outro lado da via. Subida muito forte e debaixo de um sol que desanimava qualquer um. Após a subida voltávamos a outro ponto da avenida citada inicialmente e nos direcionávamos para um trecho plano seguido de uma descida bem grande. Na volta, a subida era pior. Aqui, antes do oitavo km já tinha dado uma desanimada. A partir do km 9, outro trecho em declive até o km 11. Até o km 12, outra subida e daí pra frente um trecho plano, uma subidinha maldita e o pórtico de chegada podia ser avistado logo a frente. Foi sofrido. Dei um sprint maluco no final, mas pela empolgação da chegada e pela "disputa" com o colega de equipe Edmilson. Perdi no sprint e pela primeira vez numa corrida senti uma ânsia desgraçada. Não faço isso mais...rs. Terminei em 1h 19' 53", bem distante do meu melhor tempo na distância, conseguido na Gonzaguinha ano passado de 1h 08' 44". 


A medalha

 A hidratação foi perfeita. Pegava logo dois copos de água, bebia um pouquinho e jogava o restante na nuca e na cabeça. No kit pré-prova, uma camiseta, uma viseira, um protetor solar, um salgadinho "cheiro de chulé" (fonte de proteínas e rico em fibras de acordo com a embalagem) e a medalha da prova (olha a São Silvestre fazendo escola). Após a corrida, um Powerade e uma sacolinha com uma banana, uma maçã e uma mexerica. A inscrição custou R$ 40,00. Acho que foi válido, já que prova de 15k é raridade e a organização foi bem legal. Pra quem gosta de dessafio, vale encarar. Pretendo voltar mais preparado...rs.


Ana, eu, Keli, Vi e Ricardo.
Eu e Keli.
Só elite: Jacob Kemboi Kiprotich, Solonei Rocha da Silva e Alan Nardi...rs!!!
A prova foi vencida no masculino, por Silvano Lima Pinto com o tempo de 46' 06", seguido pelo queniano Jacob Kemboi Kiprotich (47' 34") e pelo campeão panamericano da maratona Solonei Rocha da Silva (47' 40"). No feminino, venceu Michele Cristina das Chagas (56' 01"), seguida por Noeme Maria Pereira (56' 27") e pela queniana Tecla Chebet (1h 04' 55"). O resultado final pode ser visto no link http://www.cronoserv.com.br/resultados-det.asp?calendario_chv=888.

Meus parabéns vão para minha esposa Keli, que completou mais uma prova de 5k, para os amigos Maik e Angelica que completaram, pela primeira vez numa prova, os 15k e para todos da Equipe Sayão que correram e foram premiados com toféus.

Teve bão!!!

 

27 comentários:

  1. Parabéns pela corrida Alan! Só fera nessa foto ai hein! hahaha

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Prudence,

      valeu mesmo!!! Só elite...rs!!!

      Abraço.

      Excluir
  2. Grande Alan Parabéns por mais um etapa concluida !!!

    Solonei e Alan juntos ai simmmmmmmm

    Forte Abraço

    Léo

    http://pisandoporai.blogspot.com.br/2012/06/minha-15-corrida.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Léo,

      muito obrigado. A prova foi dura, mas foi legal. Aproveitei que o Solonei tava por lá e registrei o momento...rs!!!

      Abraço.

      Excluir
  3. Diz aeh fera ... Meus parabéns !!! E como dizem por ai ... rs " Cada Corrida uma História ... " e com certeza esta foi cheia de pirambeiras ... Mas fera é fera ... vai pra cima e não deixa brecha !!!

    Sucesso Sempre !!!

    http://porqueeucorro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Eduardo, blz?

      É verdade..."cada corrida uma história". Procuro aprender com todas elas e tirar forças pra superar os desafios futuros. Agora é descansar que domingão tem mais.

      Abraço.

      Excluir
  4. Olha amigo não foi facíl mais valeu!!!!!!
    Obrigado pelo apoio.

    Vamos q vamos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aê Angelica,

      não foi fácil, mas vc conseguiu e isso é oq importa. Tem muita gente que tenta nos colocar pra baixo, mas a melhor resposta é essa que vc deu. Já tá preparada pra Guariba!!! Parabéns mais uma vez.

      Abraço.

      Excluir
  5. Grande Alan! Parabéns. Fantástica sua descrição da prova! Você relata muito bem o que ocorre e sente nas provas. Mas vamos aos detalhes: 1) ano passado, pelo que você descreve, tava esse sol das fotos mas tava um vento até que gelado, principalmente ali no planalto. 2) Você descreve o que sentiu após BH, o desânimo pros longões, etc. Cara, eu tô na mesma situação. Depois de BH meus treinos foram a zero. Mas anteontem em Porto Alegre "matei a pau", fiz meu segundo melhor tempo nos 42 Km! E agora estou animado! 3) Pois é: são três descidas e subidas bem acentuadas. Mas seu tempo foi ótimo! Não dá pra querer comparar com a Gonzaguinha que é um refresco (apesar do calor) perto desta. 4) O QUÊ?!! ENTREGARAM ANTES A MEDALHA?! P... Q...P...!!! Se não é o staff indicando caminho errado no ano passado este ano pisaram no tomate com essa?!!! FRANCAMENTE, UNICEP!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aê Carlos, blz?

      Muito obrigado pelas palavras. Além do tempo estar aberto tava calor mesmo...tomei bastante água durante a prova e joguei vários copinhos na cabeça. Corrida é assim mesmo, penso eu, quando a gente se supera o ânimo volta com tudo...espero que em SP corra tudo bem. Sabe, mesmo com as subidas, a gente sente quando não vai bem...me senti cansado logo no começo da prova. É conceguiram a proeza de entregar a medalha no kit. Não entendi, já que ao final estavam entregando uma sacolinha com frutas...podiam muito bem entregar a medalha neste momento. Foi o único aspecto negativo. No final ainda sortearam uma bike e vários produtos de beleza para as mulheres. Ah...e a trilha sonora matou a pau...a melhor pra mim até hoje!!!

      Abração.

      Excluir
    2. Legal, Alan!

      Mas apesar de terem entregue a medalha antes, esta é uma prova que tenho vontade de voltar a fazer. Quem sabe ano que vem. Porque no ano passado eu fiz essa junto com a Explore de Piracicaba de 8 K no mesmo sábado dessa, e isso uma semana antes da Maratona de SP, onde baixei meu tempo na ocasião. Por isso guardo boas lembranças de São Carlos. Valeu! Vi que está indo pra Laranjal! Boa prova! Divulga, que o pessoal de lá vai gostar. Abraços

      Excluir
    3. Com certeza Carlos,

      a prova é muito legal e o percurso desafiador. Enfrentar a Explore e depois correr essa não é moleza não. Vc viu que este ano a prova conta com as opções 8k e 16k? Pode deixar que depois divulgo a prova de Laranjal no face.

      Abraço.

      Excluir
  6. Mais uma Alan. Parabéns.
    As provas mais sofridas são as mais comentadas e nunca esquecemos.
    E tbém valoriza o relato.
    Quem sabe um dia eu chego nos 15 Km...rs.

    abraços e vamo que vamo.
    Osmir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Osmir,

      muito obrigado. As provas mais sofridas parecem atrair os comentários...rs. O relato também fica mais legal. Pela sua evolução (vi seu tempo na Jequetibá) logo logo vc tá correndo até mais que 15K. Domingo que vem tem Laranjal Paulista.

      Grande abraço.

      Excluir
  7. Bahhh, mas tu és um excelente corredor ... Ainda sou 'filhotinho', amigo rsrs ... estou me empenhando bastante pra melhorar tempo e coisas do gênero. Meu carinho, muito obrigada pelo teu comentário e presença no meu cantinho. Sempre serás bem-vindo !! Vou te seguir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivana,

      excelente nada...eu tento..rs. O mais difícl é começar, depois é só se dedicar nos treinamentos que a melhora nos tempos é natural. Mas, o mais legal é se divertir. Já estou te seguindo também.

      Grande abraço.

      Excluir
  8. Parabénss por mais uma prova!!
    Bons treinos \o/
    Beijos
    http://www.romassoterapeuta.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosângela,

      muito obrigado. Agora é treinar mesmo, pq domingo tem mais.

      Bjs.

      Excluir
  9. Ops, esqueci de te dizer, amigo. Sim, a rústica é uma prova no mesmo circuito da maratona. Uma rústica (masculino e feminino) de 8 km que eu corri no dia da Maratona de Porto Alegre. Mas oportunidades virão e logo, logo poderás participar por aqui, na minha cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah...obrigado Ivana.

      Se tudo correr bem, espero em 2013 fazer a Maratona por aí. A prova é muito elogiada por quem participa. Esse ano fiz BH e irei fazer SP e tá bom demais...rs.

      Abraço.

      Excluir
  10. Bom dia Alan
    Revisando meu relato e complementando nomes dos amigos e conhecidos descobri o n. 142 de Araras Sayão.
    Veio na surdina de azul ( sem a famosa camisa SAYÃO).
    Mas não conseguiu escapar das fotografas...rs.
    Veja se descobre.
    abraços
    Osmir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa..blz Osmir?

      Já comentei o relato no seu blog. O nº 142 é o Murilo Grossi, que faz o Cadarlastic. Ele é do Sayão, mas estava correndo aí em PIra por conta. Estavam ele e a esposa com a mesma camiseta azul...rs.

      Abraço.

      Excluir
  11. Parabéns a Vc e a Keli pelo desafio. Parabéns à organização pela realização de uma evento com preço e percurso acessíveis a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Daniel,

      a prova foi legal, especialmente pq a distância de 15K em provas é raridade. Bem organizada e desafiadora. Além disso, os caras do som mandaram bem demais colocando heavy metal pra tocar..rs. Recomendo.

      Abraço.

      Excluir
  12. Olá Alan. Muito show seu relato. Fiz a prova dos 5 km. Essa corrida da Unicep, juntamente com a do SESC (melhor da cidade) são esperadas e aguardadas por corredores não só de São Carlos como de toda a região. Isso é MARAVILHOSO. Destaco como pontos positivos, o percurso extremamente exigente, o pontos de hidratação bem posicionados, a bonita medalha e camiseta e o estacionamento dentro da Faculdade. Como pontos negativos, infelizmente destaco a entrega da medalha antes da corrida (isso é lamentavel e sem o menor cabimento - realmente a banalização da medalha - erraram feio), a largada da caminhada antes do pessoal dos 5km (vc faz um pré aquecimento e depois tem que aguardar o pessoal da caminhada sair para só depois largar, perdendo todo o trabalho feito anteriormente) e ainda, as palavras do narrador/locutor/animador, que confundiu competidores (chamou um atleta de queniana, tentou fazer piadinhas para consertar e acabou piorando ainda mais) além de não ter muita emoçao em suas palavras. Diante de tudo isso, a corrida é vital e necessaria, ja que nossa regiao é tao pobre em corridas. Parabenizo todos, desde organização a partipantes. Ano que vem estarei de novo lá, se Deus quiser. Parabens pelo blog e ótimo treinos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo,

      obrigado pela visita e pelos comentários. Fiz a prova do SESC também, inclusive tem um curto relato no blog. Excelentes provas no geral. Acho que vc matou a pau no seu comentário...também ouvi críticas dos amigo quanto às gracinhas do "locutor". A entrega antecipada da medalha foi uma mancada muito grande...isso não poderia acontecer nunca. Ano que vem tbm espero voltar. Vc sabe se este ano a Volta da USP irá acontecer, já que ano passado não realizaram? Se acontecer correrei a prova tbm que é bem legal.

      Grande abraço.

      Excluir
  13. Alan, prazer sou reginaldo e um funcionario da Unicep, muito obrigado pelas palavras, parabens por ter completado a prova e pode ter certeza que no proximo ano, na 8 corrida unicep faremos melhor ainda, queremos sempre melhorar a prova, muito obrigado.

    ResponderExcluir