domingo, 10 de junho de 2012

3ª Corrida de São João Batista (10-06-2012)

Olá amigos!!!

A aventura deste domingo foi em Laranjal Paulista, cidade de aproximadamente 25.000 habitantes no interior do Estado de São Paulo. Saímos de Araras, eu, Keli, Maik e Murilo, por volta das 06h e após pequenos alguns pequenos contratempos na estrada (culpa do GPS...rs) chegamos por volta das 08h no local da largada. Ali mesmo, percebemos a "simplicidade" da prova. Chip? Que nada! Nos dirigimos à uma tenda onde pudemos retirar a camiseta da prova com o número de peito já afixado na mesma. O número de participantes era reduzido e as inscrições ainda estavam sendo feitas no local poucos minutos antes da largada.

O brasão da cidade

A prova contava com as opções de corrida 10k e 4k para a corrida e caminhada. A largada estava prevista para às 09h e ocorreu pontualmente. Eu, Maik e Murilo optamos pelos 10k, enquanto a Keli foi correr os 4k. Olha, o percurso foi duro!!! Depois de encarar muita subida em Paulínia e São Carlos, hoje foi a vez de conhecer as subidas de Laranjal Paulista. Eu e o Murilo corremos a prova toda juntos e não tínhamos muitas pretensões referentes a tempo...nem que tivéssemos...rs!!! Combinamos em tentar uma média de 5' 30"/km, ao menos no começo, o que seria um ritmo bem tranquilo, mas as subidas fizeram com que a manutenção do ritmo fosse ficando difícil. Tenho facilidade para lembrar dos percursos das provas, mas confesso que foi muita curva ao longo de 10 km pra uma cabeça só...rs. Quem não tiver paciência, pule esta parte...rs. Sei que saímos da praça onde ocorreu a largada, viramos a direita e depois à esquerda para nos encaminharmos pra a primeira subida forte da prova. Subimos um bom pedaço até chegarmos a uma avenida onde os caminhos se separavam...quem ia pros 4k virava à esquerda e quem ia pros 10k seguia em frente, agora descendo. À frente contornamos a avenida e subimos tudo que descemos, agora pelo outro lado. Ao sair desta subida pegamos uma descida que nos encaminhava para o km 5. Viramos à direita e saimos em uma outra avenida, onde contornamos um cemitério e voltamos. Ufa ... 7km já se foram. Mais uma subida até o km 8, seguida de uma leve descida e outra subida grande até chegarmos a praça e cruzarmos a linha de chegada. Eu e o Murilo chegamos juntos com o tempo de 52' 29", o que dá uma média de 5' 14"/km, melhor até que o previsto. Vai ter subida assim lá longe sô!!!

O percurso
A interação das pessoas que assistem à corrida é inesperada e escutamos muitas coisas, desde os tradicionais "parabéns, tá chegando" até "vai tartaruga" que eu escutei de um "espertão" que passava de ônibus na Maratona da Linha Verde em BH. Hoje mais uma frase vai entrar para a lista de pérolas. No km 8, quando encarávamos mais uma subida da prova, uma senhora nos "incentivou": "vai corredor ... oh judiação". Só rindo mesmo.

Valeu Murilão.

 Hoje resolvi citar os pontos fortes e os pontos fracos desta prova para que ficasse claro o custo/benefício da prova para quem pretende participar futuramente.

Pontos fortes: 
- a dificuldade do percurso e o fato de não ser necessário duas voltas para completar os 10 km.
- entrega de kit no dia da prova.
- opção de inscrição na hora do evento (tá certo que tinham poucos corredores)
- kit pós prova (banana, maçã, barrinha de fruta, 2 torrones e uma caixinha de palitinhos de chocolate)

Pontos fracos:
- postos de água mal distribuídos (um no km 3 e outro no km 8,5)
- faltaram alguns metros para completar a distância (meu GPS marcou 9.790 m)
- em muitos trechos tivemos que correr entre os carros
- falta de chip de cronometragem
- camiseta de má qualidade
- medalha horrorosa (entra pra lista das mais feias)

A medalha
Murilo, eu, Osmir, Maik e Keli
Murilo, Pinguim e eu comendo maçã..rs!!!
Keli
Maik chegando
Osmir chegando

 Aí você amigo me pergunta se eu voltaria no próximo ano e eu lhe respondo que não. A comparação com outras provas ditas "simples" é inevitável e a de Laranjal Paulista perde longe. Com o apoio da prefeitura e com os R$ 30,00 da inscrição dava pra fazer coisa melhor. O que fica desta experiência, como em outras tantas corridas que participei, são as amizades. Viajamos e corremos na companhia de amigos. Valeu Keli, minha esposa, por mais uma prova juntos. Valeu Maik...olha a camiseta heim..rs. Valeu Murilo pela companhia na prova. Valeu Osmir (www.correreblogar.blogspot.com.br) ... foi um prazer conhecê-lo pessoalmente ... logo estaremos juntos em outras provas por aí e agradeça à sua esposa pelas fotos. Valeu Pinguim.

A cobertura da prova, fotos e resultado oficial podem ser consultados no site: http://dinesportes.com.br/nav/noticia.asp?idReg=5386 .
Teve bão!!!

24 comentários:

  1. Parabéns por mais uma prova Alan! Ótimo tempo também!
    Estas provas "simples" sempre tem suas surpresas, boas ou ruins... É uma pena que esta tenha sido, de certa forma, ruim... Mas o que vale é a companhia!

    Um abraço e boa semana!

    Paulo
    www.correcoracao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Prudence,

      muito obrigado. A prova foi dura, mas valeu a experiência. Já tive muitas surpresas desagradáveis em provas...rs. A prova de domingo não foi ruim, mas acredito que muitas coisas precisam ser melhoradas. Além disso, venho participando de provas com inscrições baratas, mas que foram muito melhores que esta. A companhia, com certeza, ajudou...rs.

      Abraço.

      Excluir
  2. Bom dia, Alan! Como sempre seu relato detalhado nos faz como se estivéssemos correndo juntos, ali, comentando um pro outro enquanto as passadas vão se consumindo. Bom, minhas observações, primeiro achei legal, show, você apontar os pontos fortes e fracos, ao final do relato. Agora vamos lá: 1) corridas no interior, de SP, PR, MG, etc, eu gosto por isso: simplicidade, praticidade, objetividade, honestidade. Sem chip? Sem problema, já fiz muita prova assim: as da Explore do Niltinho lá de Piracicaba, as do Bar do Mané, em Guaratinguetá (não a Prova de Novembro, mas as do Circuito), etc. e isso não impediu que a cronometragem manual de um fiscal da prova não tivesse a sua validade; 2) a medalha de plástico é de doer! Concordo! A gente, eu pelo menos, ao contrário de alguns jornalistas (inclusive tá aí na foto um que pensa dessa forma) que escrevem em revistas de corrida e que desprezam esse item, dizendo que "correm pelo ideal da corrida", etc, eu gosto de uma medalha bem vistosa, ou pelo menos que seja de metal e traga a km, a data, o local, pra ter vontade de voltar; 3) GPS: olha, Alan, o GPS ele tem uma medida feita na horizontal, o satélite está em uma órbita muito alta e não mede a hipotenusa de um triângulo, no caso a hipotenusa é uma subida ou uma descida; já notei isso em provas de montanha, quando se escala paredões, por isso essa medida de 9790 pode estar dentro dessa hipótese; 4) provas no interior tem esse problema da hidratação, o pessoal que organiza, por falta de recursos, ou de experiência, não calcula bem os pontos; 5) mas só pelo fato de poder ir numa cidade diferente, conhecer novos corredores, locais, que não tem a chance de ir para uma prova mais organizada, já vale a pena! Se tiver chance, mesmo com esses problemas tão bem relacionados por você, e se eu não tiver outra prova pra fazer na data, por que nâo?!! Abraços, Alan! Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Carlos, blz?

      Assim como vc aguarda os relatos, eu espero os comentários. É lendo o que os amigos tem a dizer que posso fazer uma autocrítica do que estou escrevendo. Seu comentário é perfeito e só listei os pontos fracos porque acredito que a organização das provas devem sempre buscar melhorar. Só pra vc ver:

      - o chip: em provas com nº reduzido de participantes a marcação manual dos tempos funciona, mas tivemos uma experiência muito negativa aqui em Araras na corrida organizada pelo Clube que faço parte. Um erro na lista de participantes alterou números de peito e nomes...daí já viu né...foi muita confusão.

      - medalha: se eu dissesse que não me importo com as medalhas seria hipócrita. Gosto sim de uma medalha bacana como recordação da prova. Respeito quem não liga, mas espero que me respeitem também.

      - GPS: sei que o GPS não é preciso. Aliás, já participei de prova muito mais "pimposa" por aí e a diferença na marcação foi bem maior, comprovada pelos tempos mais baixos dos atletas. Mas na dúvida, seria interessante verificar essa marcação, já que se existe, a diferença é pequena e pode ser corrigida.

      - água: acho que dois postos de água em uma prova de 10K são suficientes, mas não como ocorreu a distribuição no domingo.

      Agora conhecer novos lugares, ainda mais na companhia de amigos não tem preço..rs.

      Grande abraço e nos vemos em SP.

      Excluir
    2. Legal, cara!

      Não sabia que tinha dado problemas numa prova em Araras.

      São essas críticas positivas que dão dignidade e respeito! Seu relato foi tão bom que mesmo com esses detalhes mencionados tenho vontade de conhecer a cidade e o pessoal de lá. Dica: se puder coloca umas fotos da cidade: Centro, praça, igrejas, pessoas. Seria legal tentar passar o astral do lugar.

      e falando de críticas positivas.... Mas também nós corredores só podemos cobrar das organizadoras se nós fizermos a nossa parte aqui: respeitar as regras do evento, respeitar as "regras não escritas da corrida": não cortar caminho, sair num pelotão compatível com seu desempenho...

      Quando vier pra SP, você, sua família, seus amigos, se precisarem de algo aqui, estou à sua disposição!

      abração

      Excluir
    3. Blz Carlos?

      A partir do próximo relato começarei a colocar mais fotos da cidade e das pessoas...gostei da ideia. Olha, mau corredor é muito folgado...pula grade, corta caminho, gosta de sair no pelotão da frente, é mal educado...e não são poucos. Muito obrigado Carlos...digo a mesma coisa pra vc em relação à Araras e cidades vizinhas.

      Abraço.

      Excluir
  3. Alan. Tudo bem ?

    PARABÉNS pela prova e muito bom seu relato. Legal também a iniciativa de destacar os pontos possitivos e negativos da prova. Assim é possivel ter referencias sobre as provas. Seu blog é um arquivo das corridas da região. Isso é muito legal e importante.

    Também estou na expectativa da Volta USP de São Carlos. Ano passado nao aconteceu. Tomara que esse ano ocorra, já que é uma prova muito boa.

    Agora em agosto ocorre a 7º FISK SAUDE EM DIA, em Araraquara. (http://www.ativo.com/Eventos/MostraEvento.aspx?idEvento=5261). Prova muito boa e organizada. Recomendo. E em setembro tem a corrida do SESC ARARAQUARA. Imperdível...

    valeu Alan. Até

    Fabio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabio...tudo tranquilo.

      Fico grato pelas palavras. Espero, com os comentários dos amigos, melhorar o blog, já que só com esse feedback posso rever o que escrevo ou deixei de escrever. A ideia do blog é justamente essa...permitir aos corredores conhecer provas novas e possivelmente participar futuramente. Ano passado enviei um e-mail pra organização da Volta da USP e eles disseram que em 2012 a corrida voltaria. É um absurdo uma prova que vai pra 29ª edição acabar. Essa prova do FISK em Araraquara agora tem 5k e 10k não é...me parece que nos anos anteriores era de 7k...vamos ver...se der certo, estarei aí.

      Abraço.

      Excluir
  4. Valeu Alan.
    Foi ótimo conhecê-lo o Murilo a Keli e o Maik.
    Provinha dura mesmo. Correr no meio dos carros acho terrível porque basta uma distração e esbarramos na lataria de algum.
    Tbém critico o asfalto remendado devido ao nosso joelho.
    Só quem está curtindo uma lesão no joelho pode dizer a tristeza que é ficar fora das corridas.
    Imagino que de cada 1(um) correndo deve ter uns 3 (tres) parados lesionados.

    Abraços e até a próxima.
    Osmir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Osmir,

      o prazer foi todo nosso em conhecer você e sua esposa. Correr entre os carros é complicado, já que nem todos motoristas tem a consciência do que é uma corrida de rua. O asfalto remendado acaba com o joelho...uma pisada errada e um desequilíbrio é lesão na certa, e infelizmente, acredito eu, deve ser a lesão que mais afeta os corredores. O jeito é cuidar e fortalecer. Até a próxima.

      Abraço.

      Excluir
  5. rsrs ... realmente, a medalha é 'feinha' ... Mas, fazer o que, né, amigo ? Espero que melhorem alguns itens neste próximo Circuito ... somente assim eles vão arrecadar mais corredores ... Meu carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivana,

      eu particularmente, gosto das medalhas, especialmente quando elas são bem feitas e caprichadas. Tem gente que não liga...vá lá...mas não precisa fazer uma medalha tão feia...rs. Obrigado pela visita.

      Grande abraço.

      Excluir
  6. Voltei rsrs ... esqueci de te dizer, tu CONSEGUES, sim, a reeducação alimentar, é fácil, amigo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa,

      fácil, fácil não é né...rs. Mas vou nessa mais uma vez...rs. Valeu pela força.

      Abraço.

      Excluir
  7. Grande Alan ...

    Agradeço pela força e espero com toda certeza poder ter a honra de conhece-lo pessoalmente na Maratona de São Paulo. E parabéns por mais este desafio concluído !!! \0/

    porqueeucorro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Eduardo,

      na Maratona de SP é difícil achar as pessoas na muvuca. Estarei de Twittersrun e espero encontrá-lo. Obrigado pelas palavras e domingo o bicho vai pegar!!!!

      Abraço.

      Excluir
  8. Valeu Alan dia 24/06 a aventura será em Votorantim 180km pra chegar, correr 8km e voltar + 180km "oh judiação" rsrsrsrs..

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Murilão,

      pelo menos treinado a gente já está...rs. O treininho de ontem valeu pra relembrar...foi legal o Odair ir tbm. Dia 24 Votorantim que nos aguarde..rs. E contamos com o "incentivo" da população...só não vale chamar de tartaruga..rs!!!

      Abraço.

      Excluir
  9. Parabéns Alan, cada vez mais estou gostando dessas provas mais simples e com menos participantes, vocês mantiveram uma otima media por Km, subida mata né rsrsrsrsr

    Forte Abraço e bons treinos

    Léo

    http://pisandoporai.blogspot.com.br/2012/06/treino-com-sol.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Léo,

      éh...pegamos umas provas pedreiras pela frente...com muitas subidas, mas está valendo a pena, já que conhecer lugares novos é bem legal. Obrigado pela visita.

      Abraço.

      Excluir
  10. Parabéns por mais esse "desbravamento", Alan! Bacana acompanhar o seu relato e saber um pouco mais sobre provas como essa, pouco conhecidas do grande público. Mandou bem, ainda mais com essas subidas todas, belo resultado.

    Abraço e até domingão em SP!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Namiuti,

      é sempre um prazer contar com seus comentários. Realmente, esse desbravamento está sendo bem legal...conhecer novos lugares e ampliar as alternativas. O que estou percebendo é que prova no interior tem morro pra caramba...rs. Até domingo...lá o bicho vai pegar!!!

      Abração.

      Excluir
  11. Parabéns por mais uma, Alan.
    A simplicidade desta prova me lembrou as corridas realizadas pela ACORD - Divinópolis/MG. A diferença é q as provas da ACORD custam no máximo 20 reais, e eles n contam com apoio de ninguém. Como Vc disse, com apoio de prefeitura e 30 reais de insc., dava p fazer mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Daniel.

      Com certeza dava pra fazer mais sim. Eu reclamo das corridas aqui em Araras, mas corridas como essa de Laranjal são gratuitas por aqui. A prova pode ser simples, mas precisa sempre buscar melhorar. Uso como exemplo a Meia Maratona Rústica de Guariba...quem já foi sabe que a prova é simples, mas muito bem organizada e a medalha muito caprichada.

      Grande abraço.

      Excluir