segunda-feira, 18 de junho de 2012

18ª Maratona Internacional de São Paulo - 25K (17-06-2012)

Olá amigos!!!

A dúvida em relação à construção deste post martelou em minha cabeça desde à tarde de ontem. Pensei em dar ao texto um tom melancólico e chorar as mágoas por não ter completado a Maratona de São Paulo. Sim, eu não completei. Mas como me lamentar por algo que não me esforcei para alcançar, e mais ... como deixar a frustração à mostra quando a chegada de amigos e desconhecidos após os 42.195m me proporcionou momentos de pura emoção? Tendo em vista este panorama, resolvi relatar a minha conquista nos 25K e o que senti durante todo o evento.

Cláudio, Gustavo, Dirceu, Wellington, Leandro, eu, Ícaro, Júlio, Nardi, Duzinho e Cesinha.
 
A lição: nunca entre em uma Maratona com o espiríto derrotado, especialmente quando a prova conta com outras opções de distância. Dias antes da prova, minha esposa perguntou se me sentia preparado para a participação na prova e eu disse que caso não me sentisse bem para completar a maratona pararia nos 25K ... o que vocês acham que aconteceu...rs?

Os 25K
 
A festa estava preparada e tudo corria bem nos momentos que antecediam a largada. Minha intenção era manter um ritmo próximo dos 6 min/km o que resultaria num tempo na casa de 4h 12'. Poucos metros após a largada o Cesinha encostou para irmos juntos. Tinha me perdido da galera, pois tinha muita gente. Saímos então, um pouco antes da Ponte Estaiada e após passar por ela contornamos à esquerda e mais a frente à esquerda novamente e passamos a correr ao lado da Marginal e por aí vamos até aproximadamente o km 5. Neste ponto fazemos o primeiro "vai e volta" do percurso. Vamos por um lado da avenida até cruzarmos o km 6 e voltamos pelo outro. Saindo deste trecho cruzamos novamente a Marginal e passamos próximo ao Jockey Club nos encaminhando para a USP. Passei os 10k com 58' ... dentro do previsto. Para quem já fez a Meia da Corpore o percurso deste ponto em diante é o mesmo até os 25k e por grande parte até os 42k. Já por volta do km 14 pegamos uma subidinha e neste ponto um corredor se sentiu mal e estava sendo socorrido quando passei (se alguém tiver alguma notícia, deixe um comentário). Fizemos um retorno e começamos a descer pelo outro lado da avenida ... mais um "vai e volta". Nossa, esse "vai e volta" é grande. Foi aqui, nas proximidades do km 18 que dei aquela desanimada. Fizemos um retorno mais a frente e voltamos para cruzar os km 19 e 20. Aqui eu já tinha tomado a decisão de parar nos 25k. Os últimos km foram de reflexão para mim. Quando voltamos à USP um "vai e volta" chato pra quem vai encarar os 42k, já que de um lado passamos no km 23 e do outro lado vemos a placa do km 32. Fiquei triste sabendo que ia parar, mas ao mesmo tempo, tinha a certeza de que não suportaria completar a maratona. A decisão tomada foi a correta no meu caso. No km 24 cheguei no Cesinha que tinha se distanciado de mim. Desejei força a ele que iria completar sua primeira maratona, fiz um último contorno e cruzei o pórtico dos 25k.


A medalha dos 25K.

Confesso que a volta até o Ibirapuera no ônibus da organização foi "estranha". Cada hora pensava uma coisa diferente tentando, em pensamento, explicar aquela situação. E o caminho foi longo. Chegando ao Ibirapuera fui procurar a Keli que estava na arquibancada assistindo a chegada e me esperando para a foto...rs. Essa parte é chata. Andei pra caramba até o lugar da entrega dos kits pra buscar minha medalha dos 25k e voltar meio sem graça para acompanhar a chegada. Abracei a Keli e me veio aquele nó na garganta. Subi então na arquibancada para acompanhar a chegada dos amigos. Que emoção!!! Era gente rindo, chorando, fazendo aviãozinho...e a cada um desses que passava pelas arquibancadas o nó voltava à garganta e as lágrimas enchiam os olhos. Dos amigos, o primeiro que acompanhei a chegada foi o Duzinho com 3h 30...elite é outra coisa. Cada um que passava eu gritava e me emocionava. Em seguida, vieram Dirceu, Wellington, Leandro, Julio e Cesinha. Todos maratonistas!!!

Duzinho chegando.
Dirceu chegando.
Wellington chegando.
Leandro chegando.
Júlio chegando.
Cesinha chegando.

 Agora, escrevendo este post, me sinto feliz pelos 25k completados e pelos momentos vividos ontem em São Paulo. Feliz ainda por encontrar os amigos. Durante a prova encontrei e pude correr um pouquinho ao lado do Anderson. Encontrei com o twittersrun Fabiano Paixão. Ao cruzar os 25K pude abraçar a Sueli Silva. Vi ainda a chegada do Fábio Namiuti e num lance de sorte avistei e tive o prazer de conversar um pouco com o amigo Carlos Yugi Shibuya (muios desafios pra gente em julho heim Carlos...rs).

Keli e eu.

Leandro, Duzinho e Júlio.
 
Carlos Yugi Shibuya e eu.

Parabéns Cesinha Maratonista...na próxima com um crachá...rs!!!
Tudo quebrado!!!

Parabéns à todos que completaram a 18ª Maratona Internacional de São Paulo. Vocês são todos vencedores.

Teve bão!!!


27 comentários:

  1. Oi amigo,
    E aí?! pois é né. Não tenho muito oque te dizer a respeito do que voce sentiu indo para a Maratona e parando nos 25 km. Mas, eu tive a mesma frase falada pelo meu marido aqui em casa. Eu vinha treinando para a Maratona e apareceu a oportunidade de ir. Minhas mãos tremeram na base pois a tentação era muita. Mas, senti que não era minha hora e resolvi ir para os 25km.
    Alan, isso acontece com todo mundo em algum momento todo corredor quebra. Já aconteceu comigo em uma corrida de eu estar chegando e ouvir do locutor: - Parabéns para a ultima corredora chegando!! me senti destruída. Fui denovo na corrida e fiquei em 5 lugar na categoria. Então, a vida é feita de vitórias e derrotas. MAs, sinceramente não vejo como uma derrota sua não. Pois voce terminou os 25 km. E diga-se de passagem muito bem. É que nesse momento o seu corpo estava preparado para os 25km. Ainda bem que voce ouviu seu corpo e respeitou. Pois ele é nosso parceiro, nossa ferramenta tentar enfrentar e depois chegar mal na corrida, passando mal isso sim seria derrota.
    Para mim é melhor chegar bem em uma corrida curta do que fazer 10 longas e chegar passando mal. Por isso amigo, pra mim voce é um exemplo de auto controle. Vi muita gente passando mal, tanto na corrida quanto dentro do ônibus. E vi gente que não estava preparado ir para a Maratona e chegar de cabeça baixa por não ter feito o tempo que faria. Então, creio que valeu a pena! muitas outras virão e seu corpo saberá te enviar mensagens e voce irá ouvir!
    Meus Parabéns por mais essa prova kilometragem não é nada.. saúde é oque interessa! e isso voce tem de sobra. Já pensou chegar da maratona com uma contusão séria que o deixaria fora das corridas por meses?. Com certeza os 25 km foram bem escolhidos!
    abraçãoooooooooooo proce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Myla,

      muito obrigado pelas palavras. A decisão de parar não é fácil, mas pra mim, naquele momento, foi o mais certo a fazer. Ano passado, tbm em SP, completei a maratona aos trancos e barrancos e acabei me lesionando. Não queria que isso ocorresse novamente, pois voltar a correr depois de um tempo parado é muito difícil. Concordo plenamente com vc em relação à importância de sentirmos nosso corpo e o meu pedia pra parar. Valeu mais esta experiência e ano que vem voltarei mais preparado.

      Grande abraço.

      Excluir
  2. Bom dia, Alan Nardi! A dignidade de um corredor e maratonista tem muitas faces, e uma delas tem seu nome: ALAN NARDI. Você foi muito elegante ao ser sincero em seus sentimentos, angústias e desejos. Todo o seu relato é o que também, não só eu, mas muitos corredores passaram nesta dura e difícil maratona! Não vou utilizar este espaço agora para jogar os cães pra cima da organização, mas como eu tinha colocado em meu post da semana passada na minha página do face, esta prova ia depender muito do "zeitgeist" da ocasião. ZEITGEIST: em alemão quer dizer "espírito da época, do dia, da ocasião!" E esse espírito não tava bom particularmente aqui em SP. São Paulo está passando por momentos ruins no tocante à segurança, à individualidade, ao "vale tudo pra conseguir vantagem em tudo". E acho que isso espiritualmente se reflete em eventos massivos como essa maratona. Tive cãibras no Km26. Mas como você relatou pra si a partir do 18, a partir da meia maratona meu ritmo caiu! Mal cruzei os 25 Km e aí já tava achando que poderia desistir! Pela primeira vez essa possibilidade se tornou concreta e se tornou forte com as dores na perna esquerda. Mas eu tinha que continuar. Não sei como, fui buscar lá no fundo um mantra: Desistir nunca, jamais! E assim fui, trotando e andando. Muitos que eu tinha passado na primeira metade passaram por mi, mas em nenhum momento cogitei de desistir. E o objetivo a partir de certo momento, calculando o tempo, passou a ser sub 05 horas! E consegui!

    Parabéns Alan, pelos 25 Km, que não deixa de ser uma VITÓRIA DIGNA de um VERDADEIRO CORREDOR E MARATONISTA, que cumpre o que lhe é colocado!


    E Foi um prazer imenso tê-lo finalmente encontrado pessoalmente. Copiei a foto e tá lá na minha página especialmente dedicada.

    Abraços.

    PS: vamos agitando as corridas! Ribeirão Preto, Campinas, Sarapuí...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Carlos,

      fico envaidecido ao escutar isso de vc. Não poderia de maneira nenhuma ficar inventando desculpas para o meu desempenho. Você levantou a questão da organização...engraçado como esse post acabou direcionado para um situação X e deixei de lado, sem intenção, questões referentes à estrutura da prova em geral. Fica aberto o espaço pra vc e pra todos que viram algo de anormal e se sentiram lesados no evento. Vc foi muito guerreiro em completar a prova com caimbras já no km 26, já que ainda tinha chão pela frente. Foi a primeira prova, dentre as 93 que participei, que acabei "desistindo". Ao menos tinha a opção de fazer os 25K...se não tivesse seria mais frustrante ainda. Nas próximas provas a gente conversa mais, pois em SP tava impossível encontrar algum conhecido. Com certeza vamos agitar estas provas do mês de julho.

      Abração.

      Excluir
    2. Grato a você, Alan,

      pelo espaço nobre que você criou para que nós corredores possamos trocar idéias sobre as provas.

      Na minha página do face a Maria Silva, ultramaratonista, grande corredora, cujas fotos coloquei ontem, fez alguns desabafos todos bem razoáveis:

      1) passou a elite, dali a uma hora começaram a desmontar aquelas arquibancadas com aquela "torcida uniformizada" ridícula (me perdoem as pessoas que lá estiveram, mas elas ganharam seu lanchinho, seu transporte gratuito, os adereços de escola de samba, etc, tudo para passar aquela falsa animação de que o povo de SP tava lá torcendo por nós)!
      2) faltou água em alguns postos sim! Tem relato no mesmo post da Maria Silva de amigas dela que tiveram água recusada porque ainda estavam embalados no engradado!
      3) Nem vou comentar o horário de largada! Isso já é um "clássico" da Maratona de SP.
      4) Banheiros mal localizados, filas enormes, principalmente para as corredoras (novo relato da Maria Silva!).

      Acho que tem outras coisas até mais graves que não pude saber! Quantos caíram pelo percurso? Algum foi caso grave? isso ninguém fala.

      É isso, Alan, pra mim foi a terceira maratona na minha cidade, onde nasci e moro, mas não dá pra me orgulhar dessa prova!
      E peço desculpas a todos que se sentiram de alguma forma prejudicados ou sofreram de forma injusta essa "loucura" que foi essa prova, porque me envergonho que a maior cidade da América Latina faça uma maratona tão tosca e tão deprimente!

      abração

      Excluir
    3. Fala Carlos,

      o espaço estará sempre aberto. Muitas coisas que acabo esquecendo de colocar nos relatos podem ser adicionadas nos comentários dos amigos. Olha pra vc ver como as coisas vão chegando aos poucos e vamos "descobrindo" uma sacanagem ou outra.Além dos seus apontamentos fiquei sabendo que alguns corredores que optaram no ato da inscrição pelos 25K, ao chegar, ficaram sem as frutas e o kit pós-prova. Outro ponto é o estacionamento, já que uma amiga blogueira ao voltar ao estacionamento no Ibirapuera deparou com seu carro com o capô pisoteado e o vidro quebrado. Ainda pude ouvir críticas de atletas que chegaram com 06h 02' e o cronômetro já estava desligado há uns 20 minutos. Ano que vem pretendo voltar à SP, pela facilidade mesmo, mas gostaria de correr Rio e POA.

      Grande abraço.

      Excluir
    4. Boa tarde, Alan,

      novamente agradeço pelo espaço no seu blog.

      É, são essas coisas que vão minando o ânimo da gente! Mas com este último comentário estou virando esta página. Acho que eu faria SP novamente mais como obrigação minha mesmo, mas vamos ver como se encaminhará o calendário.

      Você terá todo meu apoio no que precisar para ir a Porto Alegre, que este ano foi fria, deu pra fazer um pace legal! Apoio no sentido de dicas de hotel, alimentação, lugares, etc. Morei em Porto alegre há algum tempo atrás.

      Rio de Janeiro também morei lá e agora recentemente fiz a Corrida da Ponte. E vou pra Maratona dia 08/07. Você terá também meu apoio, inclusive com dica de hotel pertinho da chegada, além de amigo maratonista/taxista, que foi também pra PoA, e que conhece bem a cidade.

      Sem dúvida são dois lugares que sem pestanejar digo que fazem/farão maratonas memoráveis, muito melhor organizadas que a de SP.

      abração, Boa prova em Votoran! Só não entendi por quê esta e não a de Piracicaba.

      Excluir
    5. Valeu Carlos,

      dando certo, com certeza entrarei em contato com vc. Optamos por Votorantim por ser uma cidade em que nunca corremos e pelo valor mais em conta na inscrição. Apesar de bem mais perto, já corri diversas vezes em Piracicaba e lá as provas são sempre na Rua do Porto, com exceção da prova da Semana do Exército e a Explore. Tomara que a prova em Votorantim seja boa!!!

      Abraço.

      Excluir
  3. Parabéns Alan.
    Fique tranquilo que esse negócio de parar no km 25 é normal (experiência própria), ano que vem vamos nos preparar de verdade e fechar essa maratona em grande estilo. Maratona de SP 2013 nos aguarde. Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Murilo,

      a Maratona de SP é dureza mesmo e apesar de já ter terminado ela ainda está engasgada. Vamos pensar uma maratona para 2013 e treinar pra ela. Queria Rio ou POA. Mas tem que animar mesmo...pra treinar junto. Em 2013 #tamojunto.

      Abraço.

      Excluir
  4. e ae meu amigo,
    Só de ler esse texto e ver as fotos ja deu um nó na garganta, é aquele ditado que vc me falou, "só quem fez uma Maratona pra saber o quanto é sofrido", estou aqui cor dor pra tudo quanto é lado, tive preguiça até de levantar da cadeira pra ir no banheiro, mas valeu muuuuito a pena ter essa dor....sofri demais, mas valeu por tudo !!!
    Abração !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Leandro Maratonista,

      parabéns pelo feito. Com certeza valeu todo esforço. Ano que vem tem mais...rs. Logo logo essa dor passa e fica somente a lembrança da conquista. Por agora, temos que pensar um nova aventura..rs.

      Abraço.

      Excluir
  5. Alan, segue firme.
    Muito melhor vencer 25 km do que perder 42 km.
    Parabéns por ter sido inteligente e reconhecer o seu dia.

    Aproveito e convido para participar do meu ranking, uma brincadeira que estou desenvolvendo. Abraços!

    Ranking Amigos do Luizz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Luiz,

      a decisão foi dura, mas acertada. Não conseguiria terminar a prova mesmo, então os 25K ficaram de bom tamanho. Vou dar uma passada no seu blog.

      Abraço.

      Excluir
  6. Oi, amigo ... Olha, eu não tenho esta experiência, pois tenho corrido percursos beeem menores, até então ... Não vejo como uma derrota, amigo. Pelo que entendi, isso é bem comum. Foste acertado na tua escolha, tenho certeza disso. Parabéns pelo percurso de 25 k, deve ter sido muito emocionante, face a tudo relatado por aqui por ti ... Meu carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivana,

      muito obrigado. Agora é levantar a cabeça e voltar aos treinos, pois ano que vem estarei por lá novamente. Estou pensando em fazer POA desta vez e ver no que dá. A Maratona é muito elogiada...vamo que vamo.

      Abração.

      Excluir
  7. Parabéns, Alan! Você foi corajoso e sensato. Já passei por isso no ano passado, nessa mesma prova e também recentemente na Linha Verde e sei bem que não é fácil a decisão. Mas que sempre há outras oportunidades. Obrigado pelo incentivo na reta final, foi muito importante pra mim. Bola pra frente, guerreiro! Que venha o RJ, estaremos juntos lá.

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Fábio,

      não me arrependo da decisão. Acredito que foi a mais sensata mesmo. Mesmo assim é difícil voltar no ônibus da organização com aquele sensação de que deixou algo por fazer. Cara...a chegada da maratona é emocionante e foi um prazer vê-lo chegar com a tropa 100 Juízo. Meus parabéns. Vc foi guerreiro.

      Abraço.

      Excluir
  8. Boa hein Alan... parabéns pelos 25k percorridos... perto da maratona parece pouco, mas comparado aos 10k que a gente sempre corre, é um desafio e tanto... sinta-se um campeão pelo seu feito. Foi uma honra correr aqueles metros ao seu lado e do Cesinha, que assim como você, é Gente Finíssima!!! E como você disse, aconteceram muitas boas nesse dia, que só faz aumentar o desejo de voltar lá no ano que vêm, não é? Um abração pra vocês todos aí de Araras, bons treinos e até a próxima parceiro!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Anderson,

      colocando na balança minha preparação para a prova e as condições em que eu estava quando decidi parar, acabei tomando a decisão correta. Lógico que eu queria completar a Maratona, mas fica pro ano que vem. Foi bem legal correr ao seu lado na prova...o Cesinha foi guerreiro também e conseguiu vencer o desafio. Bons treinos pra vc também e ótimas provas.

      Grande abraço.

      Excluir
  9. Parabéns Alan!
    Essa é a parte ruim e BOA de ter um 25 no caminho. Ruim porque vc pode parar e BOA porque vc pode parar. complicado, mas é verdade.
    É melhor parar com estrutura do que se arrastar e se machucar. Mandou muito bem!
    Abraço
    Colucci
    @antoniocolucci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Colucci,

      entendo essa relação BOA/RUIM, mas acho que a corrida de 25K deve ser retirada da prova, pelo bem da Maratona. Não sei onde vi que o número de concluintes foi menor do que 2009...e a opção de parar no km 25 contribui pra isso. Tenho mais provas legais pra fazer este ano e preferi não arriscar. Obrigado pela força.

      Abraço.

      Excluir
  10. Parabéns Alan.
    Como minha méta é sempre diversão e saúde.
    Então correr 25 Km e voltar saudável é a coisa mais importante.
    Parabéns tbém para seu pessoal que é muito unido.

    Abraços e vamo que vamo
    Osmir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Osmir,

      saúde acima de tudo. Os 25K foram de bom tamanho pra mim desta vez. Ano que vem tem mais...rs. Sempre que dá vamos numa provinha juntos...a próxima será em Votorantim...eu, Murilo, Cesinha e Maik.

      Abração.

      Excluir
  11. Parabéns pela prova de 25k completa Alan! Orgulhe-se desse feito!! É fenomenal! Um abraço!!

    Paulo
    www.correcoracao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Prudence!!!

      Apesar da pontinha de frustração tenho consciência de que os 25K foram legais!!!

      Abraço.

      Excluir
  12. Alan, estava esperando fazer minha primeira maratona para comentar este post. Em primeiro lugar, só posso dizer que fazer os 42km foi um momento ímpar!

    Qto à sua frustração, acho que o que aconteceu c Vc faz parte da vida de um maratonista. Qtas vezes já vimos grandes nomes internacionais terem q parar antes de completar a prova?
    Só o fato de aceitar a empreitada já e coloca acima da média. Como dizia o mural da Olympikus na Maratona do Rio: "42 não é para qualquer um".

    Daqui a pouco Vc já está quebrando seu recorde pessoal em outra Maratona, como nosso amigo, Namiuti.

    Uma coisa importante q Vc disse:"nunca entre em uma Maratona com o espiríto derrotado".
    Foi exatamente o que pensei qdo fui p o Rio: "não estou preparado fisicamente, mas psicologicamente estou!". E foi esse espírito que me levou até a linha de chegada.
    Um dia antes minha esposa me perguntou se eu estava com medo, e eu respondi: "não. na verdade não vejo a hora de começar minha jornada".

    Parabéns pelos 25km e seu extenso curriculum nas corridas de rua!

    ResponderExcluir