quinta-feira, 15 de março de 2012

7ª Corrida de Iperó

Muitos amigos reclamaram da viagem cansativa e de ter que acordar por volta das 03:30 da madruga, mas pra mim, novamente, valeu a pena. Tive a felicidade de correr em mais uma cidade diferente, a 31ª até agora e "fugir" de lugares onde participei de várias provas, como Campinas, Rio Claro, Limeira, Americana e Piracicaba. Então, rumo a Iperó!!!


A Equipe de Corrida Sayão F.C. participa de uma prova por mês e a escolhida da vez foi a 7ª Corrida de Iperó, realizada na cidade do interior de São Paulo que dá nome à prova em comemoração aos seus 47 anos de emancipação política. Quase 30 corredores toparam o desafio e madrugaram pra praticar esse viciante esporte que é a corrida de rua. Como era a primeira vez que iríamos para aqueles lados procuramos sair mais cedo para chegar com tranquilidade ao local da prova. Então, saímos por volta das 04:30. Iperó está localizada a aproximadamente uns 150Km de Araras, mas com certeza rodamos mais que isso, já que o motorista do busão não conhecia o caminho direito e ficamos um tempo perdidos...rs!!! É válido ressaltar que foi difícil achar uma placa que indicasse a entrada para a cidade. Iperó já estava virando uma lenda, quando avistamos a única placa indicando o caminho. Ufa...chegamos...rs!!! Na verdade, chegamos com sobra.

O ginásio



A entrega dos kits, o serviço de guarda volumes, os vestiários e a entrega da medalha e do kit pós prova foi toda estruturada no ginásio da cidade. Ponto positivo para a organização, já que não presenciei qualquer tipo de tumulto antes e depois da prova. O kit era composto de uma camiseta (não gostei do tecido), um número de peito e um chip descartável (muito bom, já que não precisamos ficar ouvindo: chip na mão, chip na mão...rs). Deixei minha mochila no guarda volumes, fui ao banheiro (nada de banheiro químico dessa vez...rs), me aprontei e parti para o local da largada, ao lado do ginásio.

O percurso

A prova contava com os percursos de 5K e 10K. Uma volta para o primeiro e duas para o segundo. Muitos corredores têm pavor de percurso com duas voltas. Também prefiro um percurso que não passe no mesmo lugar duas vezes, mas já me acostumei. Bora acelerar nos 10K. A meta era rodar na casa de 47'. Ainda me sentia cansado por ter corrido a Meia de SP no domingo anterior e além disso gostaria de ter a sensação de passar os 10K no ritmo que pretendo fazer a Meia da Corpore no dia 15 de abril. O percurso engana e castigo os mais afoitos. Mais uma vez correria junto do amigo Ricardo Foller a prova inteira, então fomos controlando o ritmo da prova. Logo na largada uma curta descida e um trecho plano até o 1ºkm. Enfrentaríamos a primeira subida logo após a marcação de 1km, uma subida curta, mas intensa e até o 3ºkm era só descida. Na hora já previa o pior; não parávamos de descer; e se tudo que sobe desce, tudo que desce sobe...rs. Uma subida longa e chatinha que fazia o pace ir lá pra baixo. Após essa subida um trecho plano e um leve inclinação até o contorno para a segunda volta. Aí tudo se repetia, com exceção do final. Ao invés de pegarmos o retorno, subíamos para cruzar a linha de chegada. Fechei com o tempo de 45' 38". Mas faltaram 260m e mantendo o pace, passaria por volta de 47' 30", dentro do que eu esperava.

Ricardo Foller e sua filha Maria Vitória



A prova foi bem organizada e teve vários pontos positivos: estrutura geral da prova, hidratação perfeita ao longo do percurso e kit pós prova bem legal (isotônico, maçã, banana, envelope de creatina, uma espécie de mini pão de mel e um pacotinho de pipoca doce...rs). Algumas coisas precisam melhorar: em primeiro lugar uma prova de 10K deve ter 10.000m e não 9.640. O que custa fazer a medição correta e aumentar esses 260m que faltaram? E a medalha da prova precisa de um upgrade heim...de honra ao mérito não dá...rs.

A medalha
             
A prova distribuiu premiação em dinheiro o que atraiu excelentes atletas. No feminino venceu a consagrada Marizete de Paula Rezende com o tempo de 34' 56" e no masculino José Rodrigues da Fonseca com 29' 15". Da nossa equipe, destaque para Angelina dos Santos Marques e Zenilda dos Santos Duarte, segundas colocadas em suas respectivas categorias. Só mesmo as mulheres pra ganhar alguma coisa...rs. Vamo lá cambada de malacabado!!!!

Zenilda e Angelina
 Mais um motivo para eu ficar feliz com essa prova foi a participação de minha esposa Keli nos 5K, com direito a recorde pessoal e tudo. Eita orgulho!!!



Eu, Keli e nossos tênis
  Os amigos:

Ricardo, eu, Maik e Murilo


Equipe Sayão F.C.
Na volta pra casa Rocky III no busão...rs!!!

Teve bão!!!


14 comentários:

  1. Parabéns Alan! Domingo após domingo Vc participa de uma, hein!

    Quando a prova tem um valor simbólico até que não me queixo de medalha, etc. Mas se a inscrição custar a partir de 20 reais, a medalha já merece um acabamento mais caprichado.
    Digo isso porq em Divinópolis/MG, a ACORD realiza eventos com o valor de 20 reais e tanto medalha quanto troféus (inclusive faixa etária) são muito bem feitos.

    Ainda bem que Vc chegou a tempo da corrida. Perder o evento depois de ter acordado de madrugada seria péssimo.

    Parabéns p Vc e sua esposa. Divinópolis os aguardam!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Daniel,

      a inscrição foi R$ 30,00 e a organização podia ter caprichado mais na medalha. Este ano, até agora, participei de duas provas por mês. Essa foi a minha sexta. Agora só abril, na Meia da Corpore.

      Divinópolis nos aguarda...rs!!!

      Abraço.

      Excluir
  2. Também gosto muito de "explorar" novas cidades, Alan. Barueri, como citei no relato da Lua, vai ser minha 40ª. Parabéns pela sua participação e excelente resultado em Iperó. Parece ter sido uma daquelas provas simples, mas bem interessantes de se fazer. Só a medalhinha é que merece mesmo uma atenção a mais.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Fábio,

      a prova foi legalzinha sim, mas não gosto quando a medição é errada...medalha de honra ao mérito é dureza tbm. Este ano, como tinha lhe falado estou fazendo duas provas por mês, mas confesso que dá uma vontade de encarar outras cidades aqui na região. Próxima agora só abril.

      Abraço.

      Excluir
  3. Alan,
    Parabéns por concretizar mais uma corrida. Já fui em muitas aqui pela região nossa. Mas essa ainda não fui, é bem como o nosso amigo aí Daniel comentou a medalha tem que ser condizente com o valor da inscrição então creio que está de bom tamanho. Dada a organização que voce citou e até o fato dos chips descartáveis. Tudo tranquilo. Creio que é uma para mim ir na próxima edição.
    Abraçãooo proce e bons treinos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Myla,

      o que acho ruim é medição errada. Se a prova é de 10K tem que ter realmente os 10K. O esquema do chip descartável é bem legal, mas fico triste quando a medalinha é ruim...rs!!! É uma lembrança da prova que poderia ser melhorada para durar mais. Iperó fica próximo a Sorocaba..nem é tão perto, mas valeu.

      Bons treinos aí Myla. Grande abraço.

      Excluir
  4. Fala Alan essa prova internacional de Iperó é mesmo boa rsrssrs. Eu também desaprovo esse povo que reclama rsrsrs!!!! Abraços!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Murilão,

      esse povo que reclama é osso...rs!!! A Corrida Internacional de Iperó foi excelente...hehehe!!! Ano que vem vc vai e me conta como foi.

      Abraço.

      Excluir
  5. Parabéns Alan. Fiquei pensando porque VCs escolheram correr longe de casa sendo que poderiam escolher Limeira ( por ex.).
    Mas lendo seu relato vi que conhecer lugares novos é muito mais agradável.
    Veja no calendário que surgiram outras corridas naquela região. ( São Roque e Ibiúna).
    É muito mais legal correr com um número pequeno de gente.

    Abraços
    Osmir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Osmir,

      conhecer lugares novos é muito legal. Além disso, já corri uma etapa do Circuito Cidades Paulistas em Mogi Guaçu. Então não queria repetir. Sempre estou de olho no seu blog para ver as corridas e tem muitas né....rs! Abril pra mim já está preenchido...com a Meia da Corpore e a Maratona da Linha Verde. O negócio agora é pensar em maio.

      Grande abraço.

      Excluir
  6. Cara seu Blog esta muito legal !!!Estou me preparando para os meus 5km!!!RSSS Mas os relatos me ajuda muito a esse novo estilo de vida!!
    Passarei a te acompanhar e torcer para que você consiga completar sua maratona com exito...

    ResponderExcluir
  7. E aí Vinicius, blz?

    Que legal que vc tenha curtido o blog. Puxa cara, correr é muito bom e participar de provas é melhor ainda. É isso aí...uma excelente prova pra vc e o primeiro passo nesse novo estilo de vida vc já deu. Muito obrigado pela visita, pela força e pelas palavras.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Alan belo relato e parabéns por mais uma bela prova. Realmente quando a prova tem din din aparece muitos atletas mesmo e ontem corri uma prova que nem dinheiro tinha, pois tinha eletrodoméstico e náo é que tinha atletas de elite, agora imagina se tivesse din din ontem iria aparecer até queaniado...kkk
    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Jorge, blz?

      Tá cada vez mais complicado esse esquema de premiação. É muito atleta pra pouco prêmio. Tudo que é prova aparece elite. Valeu pela visita.

      Grande abraço.

      Excluir