sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Treinando para a Maratona


Treinar para uma maratona não é nada fácil e isso não é novidade para os corredores que já se prepararam e encararam os 42,195K alguma vez na vida. Talvez, se eu não fosse teimoso, esse post nem existiria, já que minha única experiência na distância beirou o desastre. Por mais que tenha compartilhado com os amigos meu sofrimento na Maratona de São Paulo em 2011 só eu sei o que passou na minha cabeça nos 12K finais daquela prova. Já sabia que a humildade deve ser levada a todos os segmentos de nossa vida, mas após o dia 19 de junho de 2011 minha bagagem de humildade aumentou muito em relação à corrida. Ao cruzar a linha de chegada esgotado e com muitas dores nas pernas e nos pés após 5h 28’ 23” poderia dizer a mim mesmo: nunca mais!!! Isso não é pra mim. No entanto, essa performance ficou engasgada e prometi que em 2012 voltaria a encarar a distância, mais preparado, bem treinado e sabendo o que de fato, a distância representa.

Poderia encarar maratonas com percursos mais planos, como POA e Rio, mas em vista das possibilidades, resolvi encarar a primeira edição da Maratona da Linha Verde em BH. A Meia da Linha Verde já é difícil, imagine a Maratona. Os amigos que já participaram da Meia destacam as fortes subidas da prova. O percurso da maratona, na sua primeira metade, será o mesmo da Meia (que vai pra sua 5ª edição) e a segunda metade, de acordo com a organização, será predominantemente plana. Ciente da dificuldade, acelerei para colocar os treinos em dia, já que as festas do final do ano fizeram estrago. Busquei uma planilha na internet e fiz algumas alterações de acordo com minhas possibilidades de treino e parti para os treinos, sabendo que a distância deve ser muito respeitada e que a melhor maneira de mostrar esse respeito é treinar duro e com afinco.

Na planilha estão previstos treinos de ritmo, ladeiras, tiros, longos e fartleks. A quilometragem semanal é alta e sobe aos poucos até atingir um ápice e ir diminuindo até a data da prova. Estão previstas a participação em algumas provas, como preparação, especialmente a Meia Maratona Internacional de SP, em março, e a Meia Maratona da Corpore, em abril. Confesso que não está sendo fácil, já que pela planilha praticamente não dá folga. O tempo de preparação não é o ideal, e por isso, preciso aproveitar os 3 meses e treinar bem. Nas últimas 3 semanas de férias, no início do ano, a rodagem atingiu os a “incrível” marca de 16K. Duas semanas sem correr e na terceira semana uma única corridinha de 16K. Corri muito...rs.. Que lástima. Valeu o descanso. Fim de férias e volta aos treinos. Com o tempo parado o condicionamento já era. No final de 2011 ano atingi duas marcas interessantes para mim, os 44’ 28” nos 10K e o 1h 08’ nos 15K. Agora é correr, literalmente, atrás novamente. Voltei aos treinos rodando na 1ª semana por volta de 40K e na segunda 56K. O ritmo não era o mesmo, mas consegui correr me sentindo bem e sem nenhuma dor. No dia 30 de janeiro comecei a planilha. Treinos e estímulos variados acompanhados de um fortalecimento muscular na academia. Na primeira semana foram 62K rodados e na segunda 66K. Entre os variados treinos confesso que os tiros de 2K e um longo de 26K me deixaram confiante. Na terceira semana um passo atrás ... somente 50K pra conta devido à uma dorzinha no joelho que me impediu de correr na sexta e no sábado. Não quero me machucar então procuro respeitar os sinais que o corpo me dá. No domingo consegui correr 10K sem dor nenhuma, então foi boa a parada.
Fonte: meu volume de corrida no linhadechegada.com.


Esse treino de domingo merece um capítulo a parte. No sábado, fugindo do carnaval, fomos para Guaíra, no interior de SP, visitar os avós da minha esposa. Por sinal, Guaíra possui um lugar incrível para treinar ... um percurso demarcado de 3000 m ao redor de uma bela lagoa. Um lugar muito agradável, com quadras, campos, aparelhos de ginástica e o melhor, uma pista de 400 m de terra batida onde realizei meu treino de domingo. Como é bom correr na terra ... os joelhos agradecem. Faz falta uma pista como essa aqui em Araras.

Ao redor da Lagoa em Guaíra-SP.
Treino de 10K na pista.
Os joelhos agradecem.
Atividades ao ar livre.
Eu e Keli, minha parceira de todas as horas.
 

Espero no dia 29 de abril ter uma boa participação na Maratona da Linha Verde em BH e posteriormente contar no blog minha experiência. Teve bão!!!  

16 comentários:

  1. Parabéns Alan!!

    Quem sabe na Maratona de São Paulo eu enlouqueço de vez e resolvo encará-la como uma revanche. Mas desta vez com mais respeito!!!

    Abraços

    Murilo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Murilão!!!

      Isso aê...o negócio é treinar sem exageros né, como a gente já faz...rs!!! Só de lembrar do ano passado as pernas já doem. Esse ano tamo lá novamente.

      Abraço.

      Excluir
  2. 42 tb está na minha meta de 2012. E ia ser justamente na Linha Verde, porém, como já participei das outras edições, cheguei a conclusão que ainda n estou pronto p encarar. Só os 21 da linha verde já arrebentam, devido sua altimetria. Mas os 42 ainda estão nos planos p o 2º semestre.

    Que a Força esteja c Vc!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Daniel, blz?

      Como eu falei na postagem, o ideal, seria encarar POA ou Rio, mas BH fica mais fácil por conta da logí$tica...rs!!! Tô pra ver um me dizer que a Meia da Linha Verde é fácil, mas tá osso. O jeito é encarar a pedreira. No segundo semestre penso em fazer Londrina ou Curitiba.

      Aliada minha é a Força. E poderosa aliada ela é.

      Abç.

      Excluir
  3. desde quando está treinando? vou correr a minha segunda maratona no dia 6 de maio e já estou achando pouco tempo de treino... e olha que não parei de correr nem no fim do ano e nem no carnaval. a sua será em abril... mais ou menos 2 meses...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E André, blz? Valeu a visita.

      Então, como te disse pelo face, comecei uma planilha no dia 30 de janeiro. Serão 3 meses certinhos. Tô sabendo que a Linha Verde vai ser pedreira, então o jeito é treinar certinho nesse prazo que ainda resta. Vamo que vamo.

      Abraço.

      Excluir
  4. Grande Alan! Siga treinando firme aí, parceiro. Esse encrenca há de ser das boas, mas a gente chega lá... Eu acabei faturando a inscrição pro Rio e, com isso, de prova-alvo, a Linha Verde passou a ser treino de luxo, mas vou tentar me preparar o melhor possível pra ela também.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar Fábião, tô procurando treinar direitinho. A Linha Verde vai será pedreira e seu treino será de luxo mesmo pq o bixo vai pegar em BH...rs. Bons treinos para as duas maratonas aí. Tbm estou inscrito em SP. A revanche verdadeira será por lá.

      Grande abraço.

      Excluir
  5. então vc vem correr em BH novamente? Te espero aqui! Belo texto, treine bastante, pq depois da corrida vc sabe que a atividade é forte!! hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Tchitcho!!!

      Valeu pela visita amigo. Vc vai animar acordar cedo como fez na Pampulha? Além disso, o lugar é longe. Saca a Linha Verde, né? Treinando eu estou pq a prova será uma pedreira. A gente vai se falando.

      Grande abraço.

      Excluir
  6. Forte Alan !!!! É isso ai atras dos objetivos acho que 21K está mais a minha altura esse ano, mas um dia eu chego nos 42K.

    Forte Abraço !!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Leo, blz?

      Vamo que vamo, seja rumo aos 42 ou aos 21. Com certeza logo estará correndo uma maratona. Bons treinos.

      Abç.

      Excluir
  7. Parabéns!É isso que diferencia um do outro! A determinação que uns têm e outros não! Que seus treinos sejam os melhores, e a corrida, aquela que vc tanto espera.Boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas palavras Márcia. Esse ano a maratona promete...rs!!! Bons treinos pra vc tbm e uma excelente semana.

      Abraço.

      Excluir
  8. Legal Alan,
    Faz uma semana que estoupra comentar aqui. Agora vai.
    Tirando a parte da planilha, eu faço a mesma coisa e tenho alguns tempos bem próximos aos seus. Nessa pegada, mantendo o volume sua maratona será um sucesso. Estou na torcida e acreditando em um ótimo tempo com menos desgaste que a anterior.
    Estou marcando no linha de chegada meus treinos agora e nunc avi esse grafico, vou procurar lá. Valeu.
    Bons treinos e nos vemos na Meia SP domingo.

    Abraço
    Colucci
    @antoniocolucci
    www.webrun.com.br/colucci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Colucci, blz?
      Estou tentando manter o volume de treinos, pois sei que foi uma das coisas que pegou pra mim ano passado. Tomara que eu consiga um tempo legal em BH e sem tanto desgaste...rs. Esse gráfico fica na opção painel no LC.
      Até domingo.

      Abraço.

      Excluir