segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

28ª Volta Pedestre de Itu

Olá amigos!!!

Ao pensar este espaço, idealizei compartilhar com os amigos a alegria e a satisfação que a prática da corrida me proporciona. No entanto, com tão pouco tempo de “vida”, este blog traz hoje um relato triste. Neste sábado, dia 11 de fevereiro, junto com meus amigos da Equipe de Corrida Sayão F.C., compartilhei momentos de felicidade e empolgação com uma grande tristeza após a realização da excelente 28ª Volta Pedestre de Itu. Infelizmente, veio a falecer a Sra. Josefa Rafael dos Santos que viajou e compartilhou com a gente a ansiedade e felicidade por participar de sua primeira prova fora da cidade de Araras. Ela teve um infarto agudo e faleceu antes mesmo de chegar ao hospital. Lamentável!!!
  
A Volta Pedestre de Itu é uma corrida muito legal. Em sua 28ª edição, a Corrida é considerada umas das melhores e maiores do interior paulista. O número crescente de atletas a cada ano é a prova de que a organização oferece toda infraestrutura necessária para os competidores, atraindo corredores de todo o país, devido à premiação em dinheiro para os vencedores e troféus nas categorias. Marcada sempre pelo forte calor, típico do mês em que é realizada, apresenta aos atletas um percurso desafiador. A largada acontece na avenida Prudente de Moraes, ao lado do Estádio Municipal “Dr. Novelli Junior”, às 18h. Para este foram realizadas mais de 3 mil inscrições. Esta prova contou com a participação em peso da Equipe de Corrida Sayão F.C., da qual faço parte, levando mais de 30 corredores para a cidade de Itu. Saímos de Araras em um busão por volta das 14:30h e por volta das 16:30h estávamos em Itu. É muito divertido viajar em grupo para as corridas, já que as brincadeiras rolam soltas e a diversão é garantida. Logicamente, não pode faltar aquela perdidinha básica, né. Quando parávamos o ônibus perguntando às pessoas o caminho para o estádio a única informação que recebíamos era: vai reto!!! Indo reto e se perdendo, se perdendo e indo reto, chegamos...rs!!!

O percurso



Não lembrava muito bem do percurso e falei pro pessoal que a prova, nos seus 5K iniciais, era plana, e que daí para frente começavam as subidas. Enganei todo mundo sem querer, já que de início algumas subidas “aparecem”. Aos poucos fui me lembrando do trajeto. A largada, enfrente ao estádio do Ituano, parte rumo ao centro da cidade. O percurso é bem mesclado, com trechos planos, em subida e em descida. A primeira parte do percurso é tranqüila e somente após o km 5 que o bicho pega. O ponto alto do percurso é subida de 800m por volta do km 7. Após a subida é aumentar a velocidade para encarar um trecho plano até a chegada. 

As mulheres largam primeiro em Itu e uns 15 minutos depois largam os homens. Muita gente na largada esperando ansiosamente. Foi dada a largada e as mulheres partiram. 15 minutos passados e nada de liberar os homens. A demora estava maior que a habitual e os corredores começaram a ficar impacientes. Pelo som, o locutor informou que estavam socorrendo uma mulher que passou mal 200 metros após a largada. Sabemos que é normal algumas pessoas se sentirem mal, especialmente com o calor que vinha fazendo e considerei o acontecido como normal. Prestado o atendimento, a largada foi liberada. Mal sabíamos o que tinha acontecido realmente. 

Foi uma grande festa. Muitos fogos na largada. Partimos eu e o amigo Ricardo Foller em busca de um ritmo confortável para completarmos a prova sem forçar muito. A população da cidade incentiva os atletas. Antes do primeiro km as pessoas nos bares esticavam o braço com um copo de cerveja na mão, para nossa “hidratação”. Só risada. Curtimos bem o início da prova. Passamos tranqüilos pelo km 5 em aproximadamente 23’ 30’. Sabíamos que perderíamos tempo na segunda parte da prova devido às subidas e ao cansaço acumulado. Fomos mantendo o ritmo no plano e controlando nas subidas. Um dava força ao outro. Vi que na subida estava bem, controlando o ritmo e ultrapassando bastante gente. No km 9 a chuva caiu forte e gelada. Foi muito bom. Aceleramos no último km da prova e cruzamos com um sprint o pórtico da chegada. Não tinha pretensão quanto a tempo para essa prova e muito menos estava confiante numa boa corrida ritmada. As pernas estavam cansadas devido a rodagem semanal que vem aumentando aos poucos visando a preparação para a Maratona da Linha Verde em BH. Com a prova, foram  66K rodados na semana. A ideia era rodar pra 50’. Fiquei feliz com os 48’ 31”, bem melhor que os 54’ 56” que tinha feito em 2010. Entre as mulheres saiu vitoriosa a atleta Sueli Pereira Silva (35’ 15”) e entre os homens Silvano Lima Pinto (30’ 57”).

Muita chuva no final!!!
Eu, Murilo, Cesinha e Ricardo.




A chegada.
A medalha.

Algo que curto muito nas provas é fotografar com os amigos após a chegada, conversar e analisar nosso desempenho. Mas quando cruzamos o tapete a corrida terminou mesmo. Eu, Ricardo e Cesinha estávamos tirando algumas fotografias, quando recebemos a triste notícia do falecimento da Dona Josefa. Portanto, sequer deu tempo de conversar com a galera. Saímos desesperados por mais informações e aos poucos fomos encontrando com o pessoal da equipe. Foi muito triste. Deixamos Itu por volta da Meia-noite, desolados. Aos amigos que amam o esporte e desejam correr por muitos anos procurem manter os exames médicos em dia para verificar a existência de algum problema. Estamos todos sujeitos, mas podemos nos precaver em algumas situações. Um acompanhamento médico é fundamental.

Infelizmente, desta vez, não teve bão. 
Nota: O enterro da Sra. Josefa Rafael dos Santos de 61 anos ocorreu às 13:30h do dia 12 de fevereiro de 2012 no Cemitério Municipal de Araras. A Equipe de Corrida Sayão F.C. esteve presente na emocionada despedida.

18 comentários:

  1. Alan meus parabéns por mais um desafio concluído, linda a medalha e meus sentimentos pela perda da D. Josefa o que não ficou claro...pois ela faleceu na prova ou não?

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jorge.

      Muito obrigado pela visita e pelas palavras de conforto. Adicionei a informação no início da postagem. Ela sofreu um infarto agudo e não resistiu. Foi atendida na prova, mas veio a falecer no caminho para o hospital. Muito triste.

      Abç.

      Excluir
  2. Cada vez que ouço falar de um caso desses confesso que vem em mim uma lágrima na garganta. Fico totalmente sem palavras. Mas é como voce disse mesmo, temos que manter em dia nossos exames. Faço dois por ano tomo meu remédio religiosamente. Mesmo assim quando estou em uma corrida não forço corro enquanto estou bem e no meu ritmo mesmo. Que Deus console a família dessa guerreira e seus anjos a recebe no seu paraíso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Myla. Demorei pra realizar exames específicos, mas este ano coloquei tudo em ordem. Sangue, eletrocardiograma, ecocardiograma e teste ergométrico tudo ok, Graças à Deus. Devemos nos cuidar. Foi muito triste. Fica o alerta para os amigos.

      Grande abraço e obrigado pela visita.

      Excluir
  3. Notícia triste, uma pena! Que Deus conforte a família.
    Como meu colega e amigo Jorge, também gostaria de saber se o fato ocorreu durante a prova.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandrinha. Tudo ocorreu 200m após a largada das mulheres. O atendimento foi prestado ali mesmo no local da prova. No caminho para o hospital ela não resistiu. Uma pena.

      Abç.

      Excluir
  4. Já vi, está explicado.
    NOSSA, precisamos nos cuidar mesmo e muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que nos cuidar mesmo...fazer a nossa parte, já que fatalidades acontecem. Foi tudo muito rápido, inclusive o atendimento médico, mas infelizmente aconteceu o pior. Fica o alerta aos amigos.

      Grande abraço e obrigado pela visita.

      Excluir
  5. Parabéns pela participação e excelente resultado, Alan. Grande evolução em relação à prova anterior. Lamento muito a perda da companheira de equipe. Mais um alerta (infelizmente, esse ano está sendo cheio deles) para que a gente não se esqueça nunca de que correr é bom, mas não é salvo-conduto pra nenhum de nós. A gente tem que se cuidar, sempre.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Fábio. Muita gente acha que só pq pratica a corrida não tem problema algum. Foi muito triste o que aconteceu, mas devemos ter em mente que precisamos nos cuidar para continuar correndo. No começo do ano fiz vários exames, especialmente os do coração. Tudo em ordem, Graças à Deus. Agora é correr.

      Abraço.

      Excluir
  6. Alan Parabéns pela conquista e sinto muito pelo ocorrido.

    Bons treinos e bola para frente que o ano só está começando!!!!

    Abraço

    Léo

    www.pisandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Léo. Valeu pela visita. Com certeza temos que nos focar nos treinos pq o ano é longo. Uma pena o ocorrido.

      Abraço.

      Excluir
  7. Alan,
    Parabéns pela prova!
    Muito triste, li no dia que postou, mas nem sei o que dizer, só lamentar mais uma perda no nosso esporte.
    Força para a familia e aos amigos.
    Abraço
    Colucci
    @antonicolucci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Colucci!!!

      Realmente foi muito triste. Devemos nos cuidar pra continuar a praticar este esporte que tanto curtimos. Bons treinos aí nesse carnaval.

      Grande abraço.

      Excluir
  8. E aí Alan, blz. primeira vez por aqui. parabéns pelo blog e pelas corridas.

    Abraços

    equipe corridaderuams.blogspot.com (passe lá tbm)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz Rodrigo.

      Valeu pela visita. Já estou seguindo seu blog. Muito legal.

      Abraço.

      Excluir
  9. Alan parabéns pelas conquistas e obrigado pela visita em meus Blogs.

    Devido trapalhadas com horário eu corri na calçada contra as mulheres e presenciei o momento de desespero das meninas tentando socorrer a Dna Josefa. Corri para o portal alertando e gritando pela ambulancia. No momento pensei que seria um mal passageio.
    É triste saber que a equipeSayão perdeu uma atleta.
    Que Deus à proteja.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Osmir

      Quem me indicou seu blog, há um tempinho atrás, foi o Anderson de Artur Nogueira. Desde então, estou sempre dando uma olhada nas suas atualizações acerca das corridas em nossa região. Muito legal!!! Quanto à fatalidade, foi realmente lamentável. Com tudo isso acontecendo, nós sequer imaginávamos que o pior aconteceria. Fica o alerta, à nós corredores, que devemos nos cuidar para que possamos encarar as provas com a saúde em dia.

      Obrigado pela visita. Grande abraço.

      Excluir