segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

30ª Volta ao Cristo

Mais um domingo de alegria. Geralmente é assim quando tem corrida. Quando a prova é especial como a Volta ao Cristo de Poços de Caldas-MG então, melhor ainda. Foi minha segunda participação na prova que estava completando sua 30ª edição. A prova é tradicional. É simples, sem muitos mimos aos corredores, mas muito bem organizada. Atrai os corredores pelo desafiador belo percurso. Aqueles que ainda não fizeram a prova programem-se para 2013 e venham encarar uma “subidinha” porreta.




Agitei e “divulguei” entre os amigos a prova desde o ano passado. Foram seis os malucos que caíram nessa e toparam enfrentar o desafio. Saímos de Araras em direção à cidade mineira por volta das 5:15 em três carros. Eu, Keli (minha esposa e sempre companheira nas loucuras), Cesinha, Duzinho, Dirceu, Júlio, David e Ana Paula (esposa do David, que trouxe seus pais para a aventura). O Seu Mário nos encontraria por lá. Foram aproximadamente 150Km de viagem até chegarmos ao Estádio Doutor Ronaldo Junqueira, o Ronaldão, local onde ocorreria a largada e a chegada da prova. Por volta das 7:00, estacionamos em frente ao estádio e com calma fomos retirar o número de peito e o chip da prova. Os que saíram de casa sem tomar café resolveram fazer uma boquinha na cantina do estádio, montada para atender os corredores. O tonto que vos fala embarcou nessa e resolveu encarar um lanchinho rápido. Não tinham opções muito saudáveis né...rs. “Lembrei” do assado com recheio de frango que comi por pelo menos 5 Km. Mais uma lição aprendida. “Alimentados”, trocamos de roupa e ficamos de bobeira nos arredores do estádio até a largada.

David, eu, Duzinho, Cesinha, Júlio e Dirceu

O percurso apresenta o grande diferencial dessa prova. Não sei exatamente as marcações de cada km, mas são aproximadamente, 5K no plano, 4,5K em subida, 5K em descida e 1,5K no plano novamente, com direito a chegada triunfal dentro do estádio. Larga-se de frente o estádio Ronaldão em direção ao centro da cidade. Este trecho é muito agradável por sinal, pois os moradores da cidade incentivam bastante os corredores. Deste ponto pra frente é melhor nem olhar pra cima, porque a subida é grande, aumentando aos poucos sua inclinação. Chegamos à estrada que leva ao Cristo e subimos, subimos e subimos. Por volta do km 9 ou 9,5 atingimos o ponto mais alto da prova, com 1615m. Pra se ter uma ideia partimos de uma altitude de 1180m. A partir daqui é praticamente só descida, primeiro por uma estrada de terra e depois pelo asfalto. Mais um 1,5K no plano e completamos a prova.


Largamos pontualmente às 09:00. A estratégia estava traçada. Já conhecia o percurso e sabia que qualquer exagero seria cobrado durante a subida. Eu, Cesinha e Seu Mário corremos praticamente juntos durante o trecho plano da prova. Ao contrário da edição de 2010 deixei o mosquito da dengue bem pra trás (um corredor fantasiado). Tá lembrado Murilão? O clima estava muito agradável e os termômetros ao longo do percurso marcavam 20º. Passei por esse trecho sem sentir qualquer desconforto. Ao começar a subida a prova parece começar pra valer. A subida é contínua, saindo do centro da cidade até o Cristo. É pesada, é sofrida, mas é espetacular. Antes de adentrarmos à estrada que nos levará ao Cristo, uma boa hidratada e um chup-chup de garapa. Rsrsrs ... nunca tinha visto nas provas, mas foi bom demais. Tinha também de água de coco. Glicose na “veia” e “sangue no zóio”. Só quem já fez a prova sabe a dificuldade dessa subida. Tinha me esquecido o quão forte ela é. Lá pelo 8,5 km uma musiquinha, que lembrava as bandinhas antigas animava os corredores. Mais alguns metros morro acima e avistávamos o Cristo. Pouquíssimo aproveitei a bela visão lá do alto e parti por uma estradinha de terra cheia de pedregulho, buraco e com alguns pontos de lama. Soquei a bota pra tentar recuperar o tempo perdido na descida. Uma placa no caminho alertava Cuidado: descida perigosa. Voltamos ao asfalto e a descida continuava, agora mais intensa. A coxa direita começou a “reclamar” da forte descida. Passamos por alguns bairros, descendo até voltarmos ao plano próximos do km 15. Faltava apenas um km, mas a força tinha se sumido. As pernas travaram e o ritmo despencou, mas cheguei.

A chegada triunfal ocorre dentro do estádio no qual largamos. Alguns metros e cruzamos o pórtico de chegada. O sofrimento acaba ali e somos contagiados pela alegria. Nas arquibancadas o pessoal aplaude, os amigos incentivam e você faz pose pras fotos. Chegamos...somos vencedores. Completei a prova em 1h 32’ 43”, bem melhor que a 1h 55’ 38” da minha participação em 2010. Ano que vem espero estar de volta.

A medalha

Encontrei nessa prova muitos amigos. Fica aqui o meu abraço e o desejo de encontrá-los em outras oportunidades. Valeu Antonio Colucci, Odila Noronha, Sueli Silva, Robson Tagliari, Fabio Leone, Mario Henrique e Vicent Sobrinho.

Vicent Sobrinho e eu   


Antonio Colucci e eu

Odila Noronha, Sueli Silva e eu

Eu, Mario Henrique, Fabio Leone e Robson Tagliari

Na volta pra casa, uma paradinha em Águas da Prata para comer um pastel, uma pamonha, um bolinho e zarpar. Só posso dizer que teve bão.

32 comentários:

  1. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Alan não sabia que vc tinha blog, já estou lhe seguindo e sempre que puder virei aqui conferir as novidades se puder siga o meu também...Cara essa corrida ainda um dia correrei ela, o problema é que ela é próxima da corrida alvo que estou querendo fazer é a BR 135 a Ultramaratona mais difícil do Brasil, mas vou em programar sim, parabéns por mais um desafio concluído mandou super bem...Bom pelo menos aqui no blog eu conheço duas pessoas que vc tirou fotos juntas são eles o Vicent Sobrinho e o Antonio Colucci e espero um dia te conhecer fera.

    Bons treinos continue mantendo o foco,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Jorge. Obrigado pela visita. O blog é recente mesmo. Sempre que puder "apareça". Sempre estou de olho nos seus textos tbm. Pô Jorge, assim que tiver chance venha pra Poços pra fazer essa prova. Vc vai adorar...muita subida...show de bola. Pra vc que enfrenta as ultras há algum tempo a BR 135 deve ser demais. Só tinha gente boa lá em Poços.

      Bons treinos e provas.

      Grande abraço.

      Excluir
  2. Olá Alan!!!

    Adorei a discrição da prova e da emoção de estar participando, até mesmo quem só estava na torcida conseguiu sentir não só o peso e a dificuldade da prova, mas também a emoção de cruzar a linha de chegada. Parabéns a todos que participaram já são vencedores!

    Abraço.. e até a próxima!!

    Ana Paula e David.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula,

      foi bom demais. É muito mais divertido quando vamos com os amigos. A chegada é recompensadora. Pro David foi fichinha. Ano que vem tamo lá novamente...rs. Temos que pensar agora no próximo desafio...rs!!!

      Abraço.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Valeu Angelica. Ano que vem bem que vc poderia ir né. Não falta água não...rs!!!

      Abraço.

      Excluir
    2. A tá se não falta água posso começar pensar...rsrsr!!!!

      Excluir
  4. Alan,
    Que bom que baixou bem o tempo!!
    O clima fresquinho ajudou não é? Subir o paredão com temperatura de 35º é como estar em um microondas..rs..Parabéns!! chegou inteiraço esse ano!! 2013 estaremos lá!! Ah, a 'musiquinha'..rs..é o Hino da FEB -Força Expedicionária Brasileira. Aprenda a cantá-la para 2013! http://youtu.be/ialoA9_YhhQ
    PS: Jorge Cerqueira, como conhece só duas pessoas?!...rs...os Tops!

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sueli. Valeu pela visita. Musiquinha de banda foi dureza né....rsrsrsrsr!!! Por isso tinha um senhor fardado cumprimentando os corredores...bem legal. Não imaginava que fosse o hino da FEB. Vou treinar pra 2013...rs!!! O clima estava bastante agradável e ajudou. Ano que vem #tamojunto.

      Grande abraço.

      Excluir
  5. Boa Alan!!
    Como esquecer o mosquito da dengue, se a cada 1,5km ele soltava uma bomba ninja de fumaça no meio da galera quase matando a todos rsrsrs!! Parabéns pelo tempo excelente e ano que vem tô nessa!! Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Alan...opa..Murilo...rs!!! Valeu a visita. Ano que vem #tamojunto deixando o mosquito da dengue pra trás...rs!!!

      Abraço.

      Excluir
  6. Parabéns pela participação e por melhorar bastante o resultado da estreia, Alan. Brinquei dizendo que essa prova é igual regime: prometo, prometo, prometo e nunca faço. Mas um dia eu ainda vou. Ah, vou...

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa tem que colocar no calendário Namiuti. É aquela prova que vc sabe o sofrimento que vai enfrentar, mas quer voltar todo ano. É simples, porém especial. Valeu a visita.

      Abraço.

      Excluir
  7. Muito bom!!
    Realmente sensacional essa prova!
    Legal te encontrar por lá. Que venham as próximas.
    Abraço
    Colucci
    @antoniocolucci
    www.webrun.com.br/colucci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prazer te encontrar por lá tbm Colucci. A prova é demais. 2013 encarando a subida novamente. Valeu a visita. Nos vemos nas próximas.

      Abraço.

      Excluir
  8. Perdi a chance de participar deste grande evento, que muito valorizou o atleta Ticrésio, de Divinópolis, minha cidade. E tb perdi a chance de conhecer Vcs pessoalmente. Mas já tá tá na lista d ano q vem !!!!

    Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Daniel, vc é de Divinópolis. Cara, é a terra da família da minha esposa. Tô sempre por lá. Passei 1 mês direto lá no final do ano. Tive a oportunidade de participar de duas provas na cidade: Pentecostes e uma etapa do circuito Conheça Divinópolis Correndo...parceria da prefeitura com a ACORD, não é. A prova em Poços é demais Daniel. 2013 #tamojunto.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Exatamente, Alan. No meu blog eu comentei a Pentecostes, assim como algumas provas da CDC (esse ano já corri uma!!).
      Confira!!
      http://reviewrun.blogspot.com/2011/06/17-corrida-de-pentecostes-19062011_20.html

      Excluir
    3. Muito legal Daniel. Fiz a edição anterior em 2010. A data pra mim, complica, mas espero voltar a correr por aí.

      Abraço.

      Excluir
  9. Faaala mestre... Aqui é o Juninho de Muzamba (ou Franca como preferir). Muito bacana o blog, mais ainda a iniciativa.. com certeza vai motivar muito trankera a praticar atividade física rsrs.. Parabéns pelos relatos, já li os iniciais e gostei bastante da forma como tem abordado a rotina das corridas.. Confesso que bate uma vontade de acompanhar! Sucesso! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala fio, bão? Valeu pela visita. Tomara que alguém sinta-se motivado pelos relatos, mas conhecendo meus amigos duvido muito...rs!!! Sempre que der "apareça". Ah...e não pensa que eu esqueci nossa combinação de correr uma prova pra esses lados heim.

      Abraço.

      Excluir
  10. Faaaala parceiro!!!!
    Como está???

    Seu blog está demais, parabéns!!!!
    Vou adicionar agora nos meus favoritos!!!!!

    Parabéns pela prova, deu vontade de correr, muito provavelmente iremos correr juntos essa corrida em 2013!!!!!

    Abraços, sucesso com seu Blog e vamo que vamo!!!!

    Leonardo Nista
    Corro por Correr
    @leonista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Leo.

      Tudo tranquilo por aqui. Valeu pela visita e muito obrigado pelo elogio. Essa prova merece ser colocada no calendário Leo. Não é longe de Cps e a diversão é garantida. 2013 #tamojunto.

      Grande abraço.

      Excluir
  11. Boa Alan... Legal poder ter uma noção de como foi a prova através de seu relato, já que não deu pra mim ir nessa. Parabéns por baixar o tempo em quase meia hora, tá sendo um ótimo começo de temporada pra você hein? Ainda estamos resolvemos aqui se vamos na corrida de Itú, mas se eu não for, já sei onde ler sobre ela... Abração pra você, parabéns pela corrida e pela bela medalha! Até mais Alan!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Anderson. A prova em Poços foi show. Vê se dá pra vc ir em 2013. A prova de Itu é bem legal...uma corrida de 10K bem forte. Os 5K iniciais são planos e a segunda metade da prova tem bastante subida. Se vcs resolverem ir nos encontramos por lá. Não sei se vc é assim...tem corredor que não liga, mas adoro as medalhas...rs!!! Valeu pela visita e pelas palavras.

      Grande abraço.

      Excluir
  12. Muito legal Alan. Você captou bem o espírito da prova. E sabe que participar lá é muito importante para encararmos as próximas provas de um ano que está apenas começando. Obrigado pela lembrança e com certeza nos encontraremo muito em 2012... abçs e parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Vicent. Foi um prazer conhecê-lo pessoalmente. A prova em Poços é sensacional. Fui em 2010, em 2011 não deu certo e voltei em 2012. Pra 2013 já fiz "propaganda" da prova e a galera aqui em Araras se animou. Depois dessa as provas do ano ficam até mais fáceis...rs!! Obrigado pelas palavras e sempre que der "apareça"!!!

      Grande abraço.

      Excluir
  13. Olá Alan,

    Ainda vou enfrentar esta prova, pena que de novo eu já estava inscrito em outro evento no mesmo dia. Parabéns pela prova e pela melhora no tempo, este tipo de evolução é sempre gratificante.

    Abraço e bons treinos!

    Claudio Rinaldo
    http://numerodepeito.blogspot.com/
    http://cicloviadigital.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Rinaldo...quando melhoramos ganhamos motivação extra. A prova em Poços é muito legal. Pensa nela com carinho pra 2013.

      Abraço.

      Excluir
  14. Oi Alan

    Parabéns pelo seu blog, muito boa a cobertura que você faz das provas. Queria saber seu email para te falar de um projeto que tenho em mente. O meu é rodrigo79@gmail.com

    Obrigado
    Rodrigo Lucchesi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo. Obrigado pela visita e pelas palavras. Já te enviei um e-mail.

      Abraço.

      Excluir
  15. Bom Dia amigo ...
    Quem organiza esta corrida, quero me programar para faze-la em 2013 !!!!
    {}´s
    Giba " Junior "
    http://correndopelacidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir