Pensando cá com meus botões busco lembranças de minha participação na Meia Maratona Internacional de São Paulo no ano passado e sempre me vem à cabeça o calor insuportável que fazia, a dificuldade enfrentada na segunda passagem pelo minhocão e os sofridos 2K finais. Ao escrever este relato, da prova que aconteceu ontem, não penso na temperatura, nas dificuldades, nem no discreto aclive que marca os 2K finais da prova. Só destaco a boa prova que consegui fazer e os momentos em que poderia ter forçado um pouquinho mais. Realmente, uma rotina de treino adequada e a experiência adquirida na distância ao longo de um ano fizeram toda a diferença.
A medalha |
A prova, na sua 6ª edição, atrai corredores do Brasil inteiro. A elite em busca da premiação e a imensa maioria dos atletas procurando enfrentar o desafio dos 21,1K ou os 5K pelas ruas de São Paulo. Este ano houve recorde de inscritos. Segundo a organização, 11.600 corredores (dados informados pelo site: http://www.webrun.com.br/corridasderua/n/meia-maratona-de-sao-paulo-tem-recorde-de-inscritos/13322). No entanto, o número de concluintes não atingiu as 8.000 pessoas. A grande esperança de vitória vinha de Marilson Gomes dos Santos, que buscava repetir o feito de 2011.
Este ano a turma de malucos aumentou. Foram 13 os doidos que saíram de Araras às 03:30h da madruga em direção à capital paulista. Entre alguns cochilos,uma paradinha estratégica na estrada para um cafezinho básico e por volta das 06:15 chegávamos aos arredores do Estádio Pacaembu. Lá, o amigo Gustavo, nos esperava com os kits da prova (uma camiseta da adidas, um gel de carboidrato, um capuccino, o número de peito, o chip descartável e uma papelada de propaganda). No caminho até o guarda volumes encontrei com o amigo, até então virtual, Daniel Xavier e com o Antonio Colucci. Enquanto me "equipava" para a prova trocamos algumas ideias e tiramos algumas fotos com "personalidades" da corrida e do facebook. Valeu Daniel. Foi um prazer conhecê-lo. Nos vemos na Linha Verde. Agora era partir para um aquecimento rápido e encarar o que vinha pela frente.
Acredito que a maioria dos atletas temia pelo forte calor, tendo vista o abafamento enfrentado ao longo da semana. Soma-se à isto, um percurso desafiador com duas passagens pelo Minhocão e um trecho final em subida. Os homens largaram às 07:30h. Pouco antes da prova desisti de acompanhar o Marilson....rs....e me concentrei na prova que deveria fazer. Largamos de frente ao Estádio Pacaembu em direção à pontos bastante conhecidos da cidade. Pensava em fazer um ritmo de 5'/km, mas "sabia" que muito provavelmente não sustentaria esse pace até o final. Confesso que fui realmente "sentir" a prova por volta do km 9, na primeira subida mais forte do percurso. Água gelada na nuca e vamo que vamo. Passei pelo 10º km com o tempo de 48' 35". Estava me sentindo bem e o tempo estava até abaixo do previsto. Mantive o foco durante as várias curvas neste trecho do percurso. Controlava na subida e acelerava um pouquinho na descida. Passei pelo 15º km com 1h 13' 20". Mantinha o ritmo. Sabia que agora era o momento de focar ainda mais, pois chegava o momento de passar pela segunda vez no Minhocão. Sabia, que se quisesse fechar em 1h 45' não poderia diminuir ali e busquei energia ali. Quando fizemos a volta sabia que restavam 3K e chegava a hora do sangue nos zóio. Mantive o ritmo nos kms finais e consegui, muito feliz, fechar a prova com 1h 43' 21". Em 2011 completei em 2h 03' 18". Praticamente 20' de diferença. Muito feliz e confiante na boa preparação para a Maratona da Linha Verde que acontece no dia 29 de abril.
O percurso |
Elevado Costa e Silve, o Minhocção. |
Achei a organização da prova muito boa. Por favor, os amigos que enfrentaram algum problema comentem aqui no blog. O horário da largada melhorou e tinha muita água gelada ao longo do percurso. Descobri que não tenho as manhas de tomar gatorade, correndo, naquele copo. Mais derrubei do que bebi. Os staffs, à todo momento, incentivam os atletas e posso dizer, que das provas que participei, organizadas pela Yescom, esta foi a melhor.
Encontrei alguns amigos depois da prova e confesso que fiquei muito feliz em poder rapidamente cumprimentar o Emerson Iserbem. Me lembro muito bem, quando corrida pra mim se limitava à SS pela tv, dele superando Paul Tergat em 1997. Muito legal também encontrar e conversar um pouco com o gente fina Sérgio Rocha da CR. Encontrei ainda a guerreira Tomiko Eguchi e o samurai Fábio Namiuti. Valeu por mais essa Fábio. Muito bom encontrar amigos na corrida.
Júlio, Cláudio, Dirceu, Júnior Meneguim, eu, Gustavo, David, Duzinho, Cesinha, Leandro, Marroquino e Lurdinha. |
Sérgio Rocha e eu. |
Marroquino, Daniel Xavier, eu e Fábio Namiuti. |
Eu e Tomiko Eguchi. |
Domingo que vem tem mais corrida. Agora, rumo a Iperó!!! Pra quem vai, nos encontramos por lá. Abraço.
Teve bão!!!
Alan,
ResponderExcluirParabéns por mais essa superação, pelo tempo maravilhoso que fez. Foi bem tudo isso que voce disse, achei que demos muita sorte pois o calor que passamos foi menor do que eu esperava. Também gostei da organização teve bastante água pelo percurso gostei da medalha e da camiseta também, o kit pós prova enfim, achei perfeita. Correr em Sampa essa meia sempre foi um desfio para mim, mas eu tinha que enfrentar para poder seguir em frente. É assim que tem que ser! quanto a Meia da Linha verde é outro bicho papão na minha vida pois todos falam que é difícil e eu sou muito cabeçuda e procuro as piores para ir. Enquanto não vou, não sossego. Mas Belo Horizonte é muito longe de mim e o bolso não vai tão longe assim! rsrsr
Quem sabe um dia eu desengasgo dela também e acabo indo como fiz com Sampa.
Boa semanas, bons treinos e bola pra frente!! abraçãoo proce moço!
Oi Myla,
Excluirmuito obrigado pelas palavras e pela visita. Realmente, essa meia foi bem legal e tudo estava em ordem. Gostei bastante. Quanto à Linha Verde, fica mais tranquilo pra mim pq a família da minha esposa é lá de perto e tenho alguns amigos em BH. Junta-se a isso o fato de emendar o feriado do dia 1º de maio. Vê se anima em participar da Meia da Corpore que é muito legal. Vale a pena. Largada mais cedo e percurso bem mais tranquilo.
Bons treinos pra vc também e uma excelente semana. Abraço.
Parabens Alan, aquela do copo de gatorade eu também não tenho as moral....correndo de jeito nenhum...kkk
ResponderExcluirFala Leandro,
Excluiré osso tomar gatorade correndo naquele copinho...só se parar, mas daí desanima. Foi uma prova bem legal. Dia 15/04 tem Meia da Corpore. #tamojunto.
Abraço.
Parabéns pelo seu recorde Alan!!! Gostei muito de correr em SP. No começo fiquei um pouco assustado com o tamanho da cidade. apesar de morar em BH, sou do interior de MG. Que metrô mais doido esse aí! Rsss! Aqui só tem um...
ResponderExcluirA corrida foi muito divertida, apesar de alguns deslizes da organização. Mas o que tornou esse evento tão marcante p mim, foi conhecer Vc e os outros amigos! Sem essa parte com certeza não teria sido tão especial.
meu relato tb já está no meu blog: http://reviewrun.blogspot.com/2012/03/vi-meia-maratona-internacional-de-sao.html
Fala Daniel,
Excluira corrida foi bem legal, ainda mais tendo organização Yescom...rs. Sampa é grande mesmo e assusta, mas é questão de ambientação, já que BH é bem grande tbm. Com certeza conhecer a galera e fazer novos amigos é especial. Na Linha Verde #tamojunto. Assim que pintar uma oportunidade combinamos de correr uma em Divinópolis. Ah..já comentei no seu blog.
Grande abraço.
Parabéns meu Amigo !!!
ResponderExcluirÉ muito bom superarmos nossos limites e baixar tempos !!!
Infelizmente tive uma semana difícil com febre e fortes dores de cabeça, e isso me deixou maus, lá pelos 15km fortes dores de cabeça começar a minar minha performance e dai busquei forças apenas para concluir a prova.
Mas fico muito feliz em ver meus amigos e amigas se superando e voando baixo !!!
Sucesso Sempre !!!
Muito obrigado Eduardo.
ExcluirNão sou fanático com a questão de tempo nas corridas...longe disso, mas quando nos empenhamos é bem legal ver a diferença no relógio. Uma pena vc ter se sentido mal...foi guerreiro de terminar. Mês que vem tem mais...na Meia da Corpore. Vai nessa?
Abraço.
Oi Alan, prazer retribuindo sua visita.
ResponderExcluirRealmente o calor é um dos meus pontos negativos em prova. Aqui em Salvador sofremos com o calor, e apesar de já ter feito 2 meia maratonas, ainda não tive coragem de realizar aqui. Não que não tenha treinado aqui esta distancia. Já! Mas acredito que prova seja diferente. Quem sabe este ano eu não encaro.
Parabéns pelo seu blog, que também é muito lindo. E parabéns pelo tempo na meia. Realmente você arrebentou, baixando 20' com relação a anterior.
Abraços
Oi Dart, valeu a visita.
ExcluirAqui já tá muito quente...imagino por aí. Concordo quando vc diz que numa prova é diferente, pois queremos forçar mais...mas deve ser bem legal correr em Salvador não é...
Até eu me assustei quando fui buscar meu tempo do ano passado pra comparar. Bom demais.
Grande abraço.
Beleza de prova e de evolução, hein, Alan? Parabéns pelo grande resultado! Bacana te encontrar por lá, mesmo de relance. Na Linha Verde, a gente coloca o papo em dia. Abração e valeu pela visita e mensagem no Arquivo de Corridas!
ResponderExcluirGrande Fábio,
Excluirfiz uma prova bem legal para os meus padrões e fiquei feliz por conseguir sustentar o pace. Muito legal mesmo encontrá-lo mais uma vez e com certeza na Linha Verde a gente conversa mais. Em abril tem mais uma meia...a da Corpore...pra chegar afiado em BH.
Bons treinos aí e boa Corrida da Lua em Cps.
Abraço.
Parabéns Alan.
ResponderExcluirParticipar já é uma vitória. Baixar o tempo então....maravilha.
Muito obrigado Osmir.
ExcluirÉ aquela coisa né...se der pra baixar o tempo, melhor...rs!!!
Abraço.
Valeu Alan.
ResponderExcluirJá adicionei no calendário a corrida de Araras dia 24 de março.
Sou leitor assídio do Blog do Anderson e de Vcs
http://rungagorun.blogspot.com/
Apesar das minhas corridas serem de baixa velocidade eu sempre procuro assimilar as dificuldades de VCs e apreender sempre mais.
Um forte abraço.
Osmir
Olá Osmir,
Excluirnão sei se vc veio no ano anterior. É uma corrida organizada pela prefeitura, bem simples, com inscrição gratuita, mas vale pela diversão.
Penso que o mais legal de enfrentar uma determinada distância é terminar...o tempo fica em segundo, terceiro ou quarto plano...rs.
Grande abraço.
E aí Alan, que bela participação, ainda melhor foi melhorar 20min, fechando em 1h43min. mto bom. Qto a pegar carro de madrugada p viajar, aqui no MS, as vezes fazemos isso. já peguei 750km de estrada p correr. he he he
ResponderExcluirBoas corridas, caraca, já vai p maratona !! sucesso.
corridaderuams.blogspot.com
E aí Rodrigo, blz?
ExcluirFoi bem legal a prova, ainda mais depois de baixar bem o tempo...rs. Eu gosto de viajar tbm. Não cheguei a rodar isso tudo exclusivamente para correr, mas sempre que possível procuro conhecer novos lugares. Opa...minha 2ª participação em maratonas está chegando. Vamo que vamo.
Bons treinos e boas corridas pra vc tbm. Abraço.
Parabens pelo feito... Cada corrida é especial.
ResponderExcluirAb,
Dani valverde
@danivalmaro
www.runningnews.com.br/blogs
Olá Dani,
Excluirmuito obrigado. Essa corrida teve um sabor mais especial, já que consegui atingir uma meta legal. Domingão tem mais.
Abç.
Grande Alan !!!!
ResponderExcluirParabéns pela prova e pelo resultado.
Bons treino e "bora" baixar os tempos !!!!!
Forte Abraço
Léo
www.pisandoporai.blogspot.com
E aí Léo,
Excluirvamo que vamo. A prova foi boa, mas domingo que vem tem mais. Obrigado pela visita. Bons treinos aí.
Abç.
Olá, amigo Alan!
ResponderExcluirMuito bacana seu Blog!
Já estou por aqui seguindo e “correndo junto” com você!
Um abraço!
Kleber RG (atleta CUCA)
www.maratonacorreria.com
Valeu pela visita Kleber.
Excluir#tamojunto!!! Um dia ainda faço um treino com a CUCA em Campinas.
Abraço.